Programa Água Limpa: em andamento estudos de topografia e sondagem

26/06/2008 18:21:51 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

As empresas responsáveis pela execução das obras de macrodrenagem do programa Água Limpa - CBPO Engenharia, do grupo Odebrecht, e Zadar - concluem os estudos de topografia e iniciam os estudos de sondagem do solo da área onde o projeto será iniciado. Os técnicos já começaram os estudos para as intervenções iniciais a serem realizadas nas obstruções das pontes sobre os canais das Avenidas Fábio Franco e Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna) e na rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamim, no Sol y Mar, que faz a ligação dos dois canais.

Para discutir as intervenções que já estão sendo realizadas no Programa Água Limpa, na manhã desta quinta-feira (26), o secretário Executivo de Obras, Mário Bucker, esteve reunido, na secretaria de Obras (Semob), com o engenheiro André Araújo, da CBPO, ficando definido que no final da próxima semana será liberado o cronograma das atividades do projeto. Participaram também da reunião o engenheiro Luiz Pedrosa, da PCE Engenharia, o assessor especial da Semob, Neildo Manhães e o arquiteto Marcello Pigozzo, um dos fiscais do Projeto Água Limpa.

- Na realidade, o Água Limpa já começou, desde que as empresas vencedoras da licitação, responsáveis pela execução das obras, começaram a instalar o canteiro de obras, em terreno situado na Sol y Mar, ao lado do Sentrinho. A partir daí, já foram iniciados os estudos topográficos e de sondagem da área onde o projeto começará a ser desenvolvido. Na próxima semana acontece a liberação do cronograma de atividades. A partir daí, com o canteiro de obras instalado, as ações começam e todos poderão acompanhar, disse Mário Bucker.

O Programa Água Limpa tem como objetivo solucionar os problemas de alagamentos e coletar 100% do esgoto das residências para as estações de tratamento. Conforme lembrou o prefeito Riverton Mussi, no lançamento do Programa Água Limpa, o projeto de macrodrenagem é uma obra de longo prazo, para solucionar definitivamente os problemas dos alagamentos e do esgoto em toda a cidade.

A prefeitura vai investir R$ 277.042.987,13 no projeto, com prazo total das obras de quatro anos. A macrodrenagem vai gerar cerca de 700 empregos diretos e foi projetada para acompanhar o crescimento da cidade pelos próximos 20 anos.

Ações da primeira etapa

Na primeira etapa das obras a prefeitura investe R$ 35 milhões. Essa etapa será concluída em 2008 e vai contemplar melhorias nos canais da Avenida Evaldo Costa e da Fábio Franco, com intervenções nas Avenidas Ayrton Senna, Fábio Franco e na rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamin.

Na Avenida Evaldo Costa, o canal de escoamento será refeito e terá formato retangular, em concreto armado. Canalizado com tubulação Armco, de dois mil milímetros, o canal está com alto grau de assoreamento e rompido em vários trechos, impossibilitando o escoamento da água.

O canal da Fábio Franco, com 1700 metros de extensão, não terá suas dimensões alteradas. Os trechos sobre as vias urbanas apresentam estrangulamentos, dificultando a passagem de água, e serão alargados. Os bueiros próximos serão modificados, beneficiamento o escoamento ao longo do canal.

Macrodrenagem: mais saúde e qualidade de vida

Com o projeto de macrodrenagem, a prefeitura tem como objetivo mais saúde e qualidade de vida para os macaenses. Estudos mostram a grande diversidade no sistema de esgoto e de escoamento do município. Parte da cidade tem rede coletora, estações elevatórias e de tratamento. Outros locais não têm qualquer sistema de esgotamento sanitário, e a população usa fossas e sumidouros para escoar o esgoto. Acontece também na cidade o lançamento do esgoto no sistema de drenagem pluvial, o que traz conseqüências sérias para a saúde. .

O projeto de macrodrenagem prevê a substituição gradual do atual sistema, com planejamento criterioso, para evitar os transtornos para a população durante as obras. Estão previstas a construção de sistemas de esgotamento sanitários completos, com redes coletoras do tipo separador absoluto, eliminando o lançamento do esgoto no sistema de drenagem e direcionando o esgoto às ETEs.