Programa Água Limpa: prosseguem ações para instalar ponte no Canal da Fábio Franco

29/10/2008 15:34:32 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé, buscando ampliar o saneamento básico na cidade, a melhoria no abastecimento de água e o fim dos alagamentos, lançou o Programa Água Limpa maio deste ano. Após as ações iniciais de sondagem da área a receber as primeiras intervenções e de montagem do canteiro de obras das empresas do consórcio CBPO/Zadar, o programa começou as obras sobre o canal da Fábio Franco, de onde foi retirada a antiga ponte e iniciada a construção da ponte pré-moldada, que vai substituir a antiga, melhorando o escoamento de água pelo canal.

A passagem de nível entre a Rua Conde de Araruama, no centro, e a Avenida Amaral Peixoto, no bairro Miramar, continua sendo preparada para a montagem das placas pré-moldadas de cimento e aço que vão compor a ponte sobre o canal. Com bombas de sucção, foram retiradas a água e lama.Já estão concluídas as estruturas laterais que vão receber as 14 placas pré-moldadas, com peso de 3,70 toneladas cada, totalizando 40 toneladas aproximadamente.

O trânsito na área continua interditado pela Macaé Trânsito e Transportes (Mactran), para a colocação de peças e movimentação de carga, garantindo a segurança dos pedestres e motoristas, porque os pesados pré-moldados exigem a utilização de guindastes para sua instalação. É objetivo da prefeitura completar o serviço dentro o mais rápido para liberar o trânsito no local.

Segundo o engenheiro Edílson Ferreira, do Consórcio Odebrecht/Zadar, responsável pelo Programa Água Limpa, as obras seguem direto no local para a liberação mais rápida do trânsito nesta passagem de nível.

Quando já estiver instalada a ponte, as intervenções vão continuar nas três pontes restantes sobre o canal. A próxima passagem interditada será a localizada próximo à Comunidade da Linha, nos Cajueiros e, depois, a próxima ao ABC. A última ação sobre o canal da Fábio Franco acontecerá na localizada na descida do Morro de Sant’Anna.

Quando o Programa Água Limpa foi elaborado pela prefeitura, ficou definido que os primeiros bairros a serem beneficiados seriam os localizados na região do Sol y Mar e Riviera, que são os locais mais atingidos pelos alagamentos. O valor total empregado pela administração municipal neste Programa, que tem previsão de ser concluído em quatro anos, é de R$ 277 milhões. Na primeira fase, a prefeitura investe R$ 40 milhões.

O Programa Água Limpa prevê além das obras de drenagem para solucionar os alagamentos na cidade, a expansão do saneamento básico de Macaé, com maior oferta de água, em parceria com o governo do Estado, através da Nova Cedae, e expansão da rede de esgoto.

O Água Limpa prevê a instalação de 15 bombas de drenagem, construção de 183 mil metros de redes de esgoto, sete mil metros de rede de águas pluviais de concreto armado, 15 estações elevatórias e linhas de recalque, além de obras de pavimentação, com 115 mil metros quadrados de asfalto e 41 mil metros quadrados de paralelos. Ao todo, a obra vai utilizar 33,5 mil metros cúbicos de concreto.