Programa Art Luz promove I Encontro das Ruas

13/09/2008 10:55:39 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Troca de experiência e desenvolvimento da integração entre os 150 alunos de dança de rua do Programa Art Luz, da prefeitura, foram os principais objetivos do I Encontro das Ruas, realizado na noite desta sexta-feira (12), na quadra do Ciep Nova Holanda. Bailarinos, seus familiares e amigos, além dos moradores da comunidade, marcaram presença no evento, que contou com o apoio da Associação de Moradores.

Segundo a diretora do Art Luz, Ângela Terra, os bailarinos de Hip Hop, com idades entre 7 e 19 anos, dos núcleos Fronteira, Nova Holanda, Parque Aeroporto, Malvinas e Morro de Santana formam uma comunidade unida em amor à dança, à música e à cultura. Para o professor de dança de rua Alencar Rosa Ramos, que ensina os passos desta cultura artística para 50 alunos, nas classes infantil e adulta, o evento promoveu uma mistura de ritmos e quebrou a idéia de facção.

- É necessário que os pólos de dança de rua do Art Luz, o poder público e os moradores de Macaé se conscientizem que a cultura pode mudar o país, por meio da música, da beleza, da arte e da felicidade - comenta. Ele acrescenta ainda que é significativo o fato de o envolvimento artístico tirar crianças e adolescentes das mazelas sociais, como a criminalidade, a violência, a prostituição e as drogas.

Um exemplo de inclusão social e cultural promovidos pelo Art Luz acontece com o aluno de dança de rua Júlio César Coelho de Souza. Ele levou essa dança a sua família e as suas duas filhas também ingressaram nas fileiras do programa, onde aprendem Hip Hop. Thainá (12 anos) e Thamires (11) dizem que sonham em dançar como o pai, que se diz um realizador de sonhos graças à dança de rua.

- O coordenador de todos os núcleos de Hip Hop do Art Luz, Sandro Fernandes da Silva, foi o primeiro professor de dança do programa há dez anos. De lá para cá, ex-alunos têm se tornado professores de dança, disseminando a arte. É o caso de Alencar, Diego, Thamires, Pedro, Rafaela e Fabiano - conta Ângela Terra.

Para o vice-presidente da Associação de Moradores da Nova Holanda, Elias Vieira, o objetivo da diretoria é trabalhar em prol da juventude, da criança e do adolescente.

- Gostaríamos que em todos os meses houvesse um evento cultural aqui no bairro para mostrar-lhes boas opções - disse. Já o membro da associação, Joares Cordeiro, lembrou que o I Encontro das Ruas beneficiou diretamente o bairro, ao qual ama e foi criado.

Segundo a coordenadora do Art Luz da Fronteira, Bella Gomes, o próximo evento, que será o II Encontro das Ruas, se realizará na Praça Principal da Fronteira (em frente ao Sindicato dos Servidores), na próxima sexta-feira (19), às 19h.