Programa Bolsa Universitária cadastra até sexta-feira

06/05/2008 15:26:31 - Jornalista: Equipe Secom

Até a próxima sexta-feira (9) a prefeitura de Macaé estará cadastrando para o Programa Estuda Macaé - Bolsa Universitária/Profissionalizante. O programa faz parte as ações da prefeitura de promover a qualificação profissional aos jovens, e oferece bolsa para pagamento das mensalidades das instituições cadastradas. Desenvolvido pela Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano (Semdsh),o Bolsa Universitária encerrou o ano de 2007 com a marca de 856 alunos atendidos.

O edital abrindo novas vagas para o programa foi publicado esta semana. Para se inscrever, o estudante deve fazer o requerimento para o “Estuda Macaé” no Protocolo Geral da Prefeitura de Macaé, que fica na avenida Presidente Sodré,534, das 8h às 17h. A bolsa, concedida pelo município, tem validade para um semestre, podendo ser renovada. Os processos serão analisados por uma comissão. A coordenadora do programa, Bárbara Monteiro, pede aos candidatos que levem a documentação completa. “Assim será mais fácil fazer a análise do processo”, diz. É bom lembrar que para participar do programa, o aluno já deve estar matriculado em uma das instituições conveniadas.

Confira os documentos necessários para se cadastrar:

- Cópias do CPF, do RG, do Título de Eleitor, da Certidão de Nascimento dos membros da família menores de 18 anos, se houver (filhos e/ou irmãos residentes no mesmo endereço apresentado);
- Comprovante de residência no município de Macaé há, pelo menos, quatro anos - - Comprovante de haver cursado no mínimo 50% de sua escolaridade referente ao Ensino Básico ou pelo menos os dois últimos anos do Ensino Médio na Rede Pública ou o mesmo período em Instituição Privada através de comprovante de Bolsa de Estudo
- Histórico Escolar
- Prova de renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (recibo de salário/ comprovante de rendimento de todos os membros da família, residentes no mesmo endereço apresentado)
- Comprovante de matrícula em instituição privada de ensino (Superior ou Profissionalizante), instalada em Macaé, autorizada pelo orgão competente, contendo ainda informação do valor da mensalidade;
- Declaração dos membros da família, residentes no mesmo endereço apresentado, de que não possuem renda (ex.: pai, mãe; cônjuge e filhos maiores de 18 anos);
- Declaração do candidato de não ter concluído nenhum curso superior (assinada e datada)
- Declaração do candidato de não estar recebendo auxílio ou benefício para custeio de estudos, de qualquer fonte pública municipal, estadual e federal (assinada e datada).


Instituições de ensino superior conveniadas:

- Universidade Estácio de Sá (Fisioterapia, Educação Física, Planejamento e Gestão Ambiental, Recursos Humanos, Petróleo e Gás, Engenharia de Petróleo, Administração e Direito)
- Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Administração de Empresas)
- Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Pedagogia e Letras);
- EDUCON (Administração de empresas, Ciências Contábeis, Serviço Social, Letras, Pedagogia e Matemática)
- Universidade Cândido Mendes em parceria com a FUNEMAC (Normal Superior Pedagogia)
- Escola Teológica Redemptoris Mater (Teologia)

- Cursos técnicos conveniados

- SENAC
- Instituto Nossa Senhora da Glória
- Colégio Bruno Ostmann
- Escola Técnica José Rodrigues da Silva
- Centro Educacional Especializado em Saúde (CEES)
- Centro Educacional de Formação em Saúde (CEFS).