"Programa de Limpeza do Patrimônio Ambiental" atua no Sana

28/04/2008 09:20:52 - Jornalista: Liliane Barboza

O quarto mutirão do "Programa de Limpeza do Patrimônio Ambiental", foi realizado neste sábado (26), no distrito do Sana. A ação aconteceu durante toda manhã e contou com o apoio da Associação de Moradores, Produtores Rurais e EcoTurística da Cabeceira do Sana e da Associação dos Defensores da Lagoa de Imboassica (Adlin). Estudantes do Colégio Municipal do Sana e da Escola Municipal Joaquim Breves participaram da ação.

O secretário Executivo de Meio Ambiente, Márcio Romero Galardo, ressaltou que o mutirão, além de promover a limpeza, tem como objetivo principal, conscientizar sobre a preservação do patrimônio ambiental do município. "É muito importante a participação de todos nessas ações. Esta é a quarta e pretendemos realizar no próximo mês, a limpeza no canal Macaé-Campos", informou, agradecendo o apoio de outras secretarias que participaram do mutirão.

Já o presidente da Adlin e ex-secretário de Meio Ambiente, Henrique Emery, enfatizou a importância da presença das crianças no evento. "São elas que vão multiplicar as informações, conscientizando sobre a importância de não se jogar lixo em lugares não apropriados. Somente a partir daí, é que poderemos realizar a manutenção dessas ações", declarou.

Mesmo com um belo dia de sol – convidativo para um mergulho nas cachoeiras do Sana - a estudante do Colégio Municipal do Sana, Victória de Almeida Garcia, 11, participou do mutirão, observando que achou muito bom o evento ser realizado onde mora. "Isso vai ajudar o meio ambiente, pois muitas pessoas não têm consciência e jogam o lixo no chão", disse.

Outro estudante que não perde um mutirão é Rhyan Carlos Cruz Porto, 12. Segundo ele, participar do evento é importante para aprender a preservar o meio ambiente em que ser vive. "Aprendi que não devemos jogar lixo na rua, nos rios, praias e florestas. Moro no bairro das Malvinas e infelizmente nem todos pensam como eu. Mas quando tenho oportunidade procuro falar sobre o assunto", afirmou.

O programa realizado no distrito do Sana contou com a participação das secretarias de Meio Ambiente (Sema), Obras (Semob), Serviços Públicos (Semusp), Educação (Semed), Comunicação Social (Secom), Saúde (Semusa), Trabalho e Renda (Semtre), Defesa Civil, Guarda Municipal, Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), Fundação Macaé de Cultura, escolas do Sana, Universidade Estácio de Sá e comunidade local.