Programa de redução de resíduos pode oferecer crédito a clientes de supermercados

30/04/2009 17:52:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Kaná Manhães

Programa de redução de resíduos revitaliza o projeto de conscientização sobre a diminuição do uso de sacolas plásticas

Mais uma iniciativa com o objetivo de minimizar o uso de sacolas plásticas no município de Macaé foi realizada nesta quarta-feira (30), no auditório Orlando Farrula da Associação Comercial - Acim. Trata-se do lançamento do programa “Cliente consciente merece crédito”, uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo e a Subsecretaria de Indústria e Comércio, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que conta com o apoio da (Acim).

O evento, que reuniu gerentes de supermercados com o secretário de Meio Ambiente Maxwell Vaz, o subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves, o representante da Acim – Leonardo Anderson e com representantes de cooperativas de artesãos, teve a finalidade de engajar os vários segmentos para o programa de redução de resíduos, sugerindo aos supermercados que ofereçam descontos à sua clientela por cada sacola plástica não utilizada. Na ocasião, os participantes assistiram um documentário sobre os estragos causados pelo derrame indiscriminado de plásticos na natureza, onde o homem se torna um colaborador passivo de um desastre ambiental de grandes proporções.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, o programa de redução de resíduos revitaliza o projeto de conscientização sobre a diminuição do uso de sacolas plásticas, ao mesmo tempo em que abraça a iniciativa pioneira lançada com sucesso no nordeste do país. “O programa vai além da conscientização porque busca acelerar uma mudança de hábito pela adoção de sacolas ou carrinhos retornáveis. Já foi lançado com sucesso no nordeste brasileiro, incentivando o consumo consciente com a meta de reduzir em 50 por cento o uso de sacolas plásticas”, destacou.

Valor do crédito ao cliente - Nessa primeira reunião entre os parceiros ficou acertado que, a exemplo do programa que deu certo em Salvador e Recife, os gerentes dos supermercados locais iriam avaliar a proposta de desconto e calcular o valor do crédito. No programa pioneiro, cada sacola plástica não utilizada ou cinco itens adquiridos pelos clientes equivalem a R$0,03 de desconto.

Segundo o gerente da maior rede de hortifrutigranjeiros do país, a Hortifruti, em Macaé, Dioner Arivabene, disse que a loja ainda não adotou essa prática, mas que vai encaminhar o programa de desconto para o setor competente.

- Com certeza nós vamos levar a idéia para nosso setor de marketing, pois todos saem ganhando – o supermercado que hoje tem um custo operacional com a aquisição das sacolas plásticas, o usuário que vai poder ter desconto nas suas compras e o meio ambiente local que ganha com a redução de resíduos, garantiu Arivabene. Ele completou, informando que o Hortifruti já faz o aproveitamento do material que utilizam nos banners de propaganda, transformando-os em bolsas e sacolas retornáveis e que muitos clientes já estão abraçando a idéia utilizando-as para as compras.

No primeiro encontro com gerentes de supermercados, o subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves, ressaltou a importância da preservação e conscientização ambiental. “Com certeza este é o primeiro passo para avançarmos com este segmento nas questões de preservação e conscientização sobre a sustentabilidade da nossa cidade. Temos que fazer o futuro hoje, pensar global e agir local”.

Outras iniciativas – Já existe um projeto de lei tramitando pela Câmara Municipal, que visa à substituição de sacolas plásticas por embalagens de papel ou de material oxibiodegradável, estabelecendo prazo para tal, em todos os estabelecimentos comerciais de Macaé. O projeto 023/2009, que cumpre prazo regimental para aprovação nas comissões permanentes da Câmara, poderá ser transformado em lei.