Programa do Livro Didático homenageia professor nesta quarta-feira

13/10/2009 09:19:51 - Jornalista: Joice Trindade

Antecipando a comemoração do Dia do Professor (15), a Coordenação do Programa do Livro Didático da Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai realizar, nesta quarta-feira (14), às 10h e às 15h, no auditório da Semed, mais uma etapa do projeto “Livro Didático - Interfaces do Professor”.

Para homenagear os professores que vão fazer parte da programação, a coordenação do Livro Didático vai entregar kits pedagógicos com pen drive, caderno e material para planejamento de aula, além do livro “Princesas Africanas”.

Cerca de 50 professores vão participar da programação. Desse total, dez são integrantes do “Interfaces do Professor”. O projeto de 40 horas e dez encontros termina neste mês de outubro.

Segundo a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, o Livro Didático representa importante e indispensável mediação para assegurar os direitos à cidadania e à educação escolar. “Precisamos de uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social, dos direitos e das responsabilidades, o que requer valorização e conservação do patrimônio público”, ressalta.

A coordenadora do programa Livro Didático, Roze Mary Thomas, informa que a ocasião será marcada por comunicados sobre o programa; orientações a respeito da utilização dos livros; estratégias pedagógicas para a criança melhor aprender, além da intensificação de campanhas educativas sobre conserto, manuseio e devolução do livro.

No decorrer do evento, os profissionais participantes também serão informados sobre o recebimento dos livros didáticos para o próximo ano, e também sobre o levantamento das necessidades de material didático para 2010.

As professoras Denise Motta, da Escola Municipal Polivalente Anísio Teixeira; Margareth dos Santos, Escola Municipal Jacyra Tavares, e Denise e Fabiana Zuma, que atuam na Escola Municipal Nosso Senhor dos Passos, vão abordar trabalhos com temas relativos ao Livro Didático.

Na lista de apresentações estão as das professoras Débora de Souza, do Colégio Municipal Neusa Goulart; Eliana, Juscivani, Nícia e Suze Couto, Colégio Municipal do Sana, e Isaura da Rocha, Colégio Municipal Balneário Lagomar.

Encerramento - No dia 8 de dezembro, às 9h, haverá o encerramento geral da programação com entrega de certificados e avaliação a respeito do curso. A intenção, de acordo com Roze Mary é traçar novas perspectivas para 2010.

Interfaces do Professor- O objetivo do projeto iniciado no mês de março, na Semed é promover campanha de conscientização nas escolas municipais para utilização, conservação e devolução do Livro Didático, visando o seu cuidado.

Na lista de propostas também está assegurar o acesso do Livro Didático a todos os alunos, contribuindo para o desenvolvimento de sua aprendizagem e formação necessárias à construção da cidadania. Rose Thomaz também pontuou que uma das estratégias é incentivar a participação do professor viabilizando através do “Espaço Professor” a multiplicação das boas práticas.

Diante do projeto ainda estão atividades desenvolvidas através da parceria dos professores, alunos e funcionários das unidades municipais, em suas respectivas salas de aula ou salas de leitura. Entre elas estão palestras, rodas de conversas em sala de aula, confecção textual, concurso literário, de frases e de slogans, além de dramatizações.