Programa Eco Cidadão é reconhecido pelo governo da Espanha

29/03/2010 12:38:27 - Jornalista: Equipe Secom

O Programa Eco Cidadão, da Prefeitura de Macaé, está entre os 23 trabalhos brasileiros selecionados pra o Catálogo Melhores Práticas da América Latina e Caribe, uma publicação do Governo da Espanha em parceria ONU Habitat. O Catálogo é fruto da cooperação que teve início durante a Conferência da ONU sobre Assentamentos Humanos realizada em Istambul em 1996.

Ao longo dos anos a América Latina tem se mostrado uma região pioneira no mundo, na busca de soluções para melhorar as condições de vida das pessoas em suas cidades e comunidades.

- Os Programas Melhores Práticas são importantes, porque buscam alternativas para os problemas urbanos, são como uma luz no fim do túnel. É preciso reivindicar e recuperar o papel das cidades como centros de liberdade, cultura e desenvolvimento humano. Hoje, metade da população mundial vive em cidades, em 1950 apenas 29% viviam em centros urbanos, em 2050 as previsões são de que 70% da população viva nas cidades. O Catálogo é um bom exemplo, pois reúne as propostas que foram premiadas como as 100 melhores do mundo e pode contribuir para melhorar a vida urbana, disse a Ministra de Habitação do Governo da Espanha, Beatriz Corredor Sierra,

Já a coordenadora do Programa Eco Cidadão, Marielza Cunha Horta acrescenta que a valorização e reconhecimento do trabalho, atestados pelo Governo da Espanha e ONU Habitat, são motivo de satisfação e honra. “São estímulo para seguirmos em frente, renovando compromissos e enfrentando as dificuldades. Integrar esse Catálogo é positivo por vários aspectos, possibilita o intercambio de experiências e aprendizagem, dá visibilidade aos grupos envolvidos e ao Município de Macaé”, afirmou Marielza Horta

O Programa Eco Cidadão atua com grupos vulnerabilizados, realiza inúmeras ações para promover a compreensão e mudança de percepção das pessoas sobre a realidade socioambiental, incentivando-as a buscar coletivamente, soluções para os problemas de suas comunidades, melhorando os espaços de convivência e tornando-os mais democráticos, dinâmicos e acolhedores. A educação integrada à mobilização social, ao diálogo e reflexão são a base do processo.

Os projetos temáticos desenvolvidos pelo Programa Eco Cidadão são referência para trabalhos em várias cidades do mundo. As iniciativas têm o apoio da Purac Sínteses, Ipes, IDRC, RUAF Foundacion e Prefeitura de Macaé.