Programa Espaço S.A. será lançado na Protection Offshore

19/06/2008 18:22:19 - Jornalista: Catarina Brust*

A principal novidade desta edição da Protection Offshore é o programa de gestão dos resíduos sólidos gerados pelo evento, a conscientização ambiental do público e a apresentação de projetos sociais e ambientais em uma área específica, o Espaço S.A. (Socioambiental). O programa inédito será lançado na Feira Protection Offshore, edição 2008, que acontece entre os dias 25 e 27, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (o Macaé Centro).

O Espaço S.A. é uma parceria da Ong Vida Sustentável com a MG do Brasil que irá reunir numa área de dois mil metros quadrados, projetos de cunhos culturais e socioambientais da prefeitura de Macaé, da Petrobras, de Ong`s, universidades e empresas ligadas à área ambiental, além de uma exposição de artes visuais.

O programa Espaço S.A. prevê a gestão dos resíduos sólidos, com a montagem de uma usina modelo de triagem dentro do pavilhão operante da Protection Offshore e a estruturação da cadeia para o beneficiamento dos resíduos recicláveis gerados na montagem, durante e na desmontagem da Feira.

A área de dois mil metros quadrados abrigará exposições, centro de triagem dos resíduos sólidos da Feira, oficinas de arte e artesanato, utilizando os materiais gerados no evento, e ainda, salas para reuniões, onde as empresas interessadas em colaborar com as iniciativas expostas possam se reunir com representantes da sociedade civil organizada.

A coleta seletiva e a triagem do lixo da Feira serão efetuadas por catadores de lixo do município devidamente treinados em parceria com a Federação Brasileira de Cooperativas de Coleta Seletiva e Reciclagem (Febracom). O objetivo é utilizar a experiência para iniciar o processo de formação de cooperativas de reciclagem no município de Macaé.

Parte do material reaproveitável e reciclável, proveniente das fases de montagem, realização e desmontagem da Protection Offshore será encaminhado para as oficinas de arte e artesanato montadas na feira e para projetos sociais da prefeitura. Toda a renda gerada nas vendas das obras de arte e artesanato será doada para entidades filantrópicas da cidade.

Serão ministrados também treinamentos sobre gerenciamento sustentável de eventos para todas as pessoas envolvidas na feira, inclusive para o efetivo da empresa de limpeza, equipe de manutenção do pavilhão e a equipe contratada para operação do centro de triagem.

Atitude Offshore

O Programa de Conscientização Ambiental, chamado de "Atitude Offshore" tem como objetivo mostrar uma nova postura por parte do setor na questão de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade da região e terá como foco o conceitual e o técnico nas práticas de gestão dos resíduos sólidos em unidades offshore e onshore de petróleo e gás.

Uma das exposições será dedicada aos projetos e iniciativas na área social do município de Macaé; outra, aos projetos e a participação das Ong´s na área sócio-cultural e ambiental; e uma terceira estará focada nas tecnologias e matérias-primas sócio-ambientalmente sustentáveis.

Projetos parceiros

Entre os parceiros da área socioambiental que participarão do estande destacam-se: Teia de Sustentabilidade - projeto do Comitê de Responsabilidade Social da Rede Petro que envolve empresas de Macaé e participantes do Programa Tear do Instituto Ethos, que tem como objetivo oferecer um guia detalhado para a implantação da gestão socialmente responsável;
Barro Digital - projetos e produtos de materiais renováveis, pesquisa em ecologia profunda que trabalha a matéria orgânica com conhecimentos arcaicos e tecnologias do presente e do futuro;
Projetos da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca de Macaé (Agrape);
Projetos da Associarte (Associação Cultural e Social de Ofícios Manuais de Macaé); Recicloteca – biblioteca referencial sobre reciclagem;
Projeto Eco-Barreiras, da Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), que consiste na colocação de bóias flutuantes na saída do Rio Macaé e Energias renováveis e Mudanças Climáticas - da Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF).

Outros projetos integrados no Programa Espaço S.A. são os da Ong Vida Sustentável como o “Flora Brasil Sustentável” - que envolve o gerenciamento sustentável, recuperação dos recursos naturais regionais, coordenação/administração de programas de treinamento/capacitação relacionados à recuperação da Mata Atlântica nas nascentes, matas ciliares, áreas degradadas e a “Usina de Biodiesel” - que transforma o óleo de cozinha saturado e material vegetal em óleo combustível (into biodiesel). Esta usina já existe em Macaé e conta com o apoio dos três setores da sociedade.

De acordo com o presidente da Ong Vida Sustentável, Paulo Morais, até o início da Protection Offshore serão formalizadas novas parcerias. “Já contamos com o apoio da Petrobras, da prefeitura de Macaé, por meio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), da Rede Petro e do site Click Macaé, mas estamos buscando novos parceiros”.

Qualidade de vida

A Ong Vida Sustentável, por meio do programa Espaço S.A. visa contemplar os três setores: poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada, que terão no local, áreas para exposição dos seus projetos de conteúdo socioambiental. A meta é aglutinar lideranças da região para debater temas que tragam soluções ao desenvolvimento sustentável do município de Macaé.
A Ong é formada por integrantes e lideranças ambientais que atuam há mais de 30 anos na cidade em prol da qualidade de vida.

*Com assessoria