Programa Guarda Sênior será implantado em Rio das Ostras

12/03/2009 17:57:20 - Jornalista: Cláudia Massad

Foto: Arquivo Secom

Programa foi mplantado há um ano.

Implantado há um ano, o programa Guarda Sênior, da Guarda Municipal de Macaé, está servindo de exemplo para outros municípios. A prefeitura de Rio das Ostras também terá a sua Guarda Sênior. A noticia foi dada esta semana pelo vice-prefeito do município, Wilton Broder, que em reunião em Macaé, informou que o prefeito Carlos Augusto Balthazar, aprovou a fundação do programa Guarda Sênior, com vagas ilimitadas.

No início deste ano, o vice-prefeito visitou a Guarda Municipal de Macaé em busca de informações sobre o Programa Guarda Sênior para a implantação do programa social. Na ocasião, ele se reuniu com o secretário de Ordem Pública, que responde pela presidência da Guarda Municipal de Macaé, Antônio Franco, e a coordenadora do Programa Guarda Sênior, Elaine Chança, que passaram todos os subsídios necessários para o início do Programa.

Wilton Broder visitou os seniores e pediu a colaboração de todos para ajudá-lo durante a implantação do programa em Rio das Ostras.

- Estou encantado com este programa social belíssimo. O que temos de melhor é a alegria dos idosos, eles que têm tantas experiências, tanto para ensinar e muitas vezes ficam largados em casa, sentindo-se inúteis. Hoje, com este Programa eles realizam muitas coisas boas e se sentem ativos e úteis. Antônio Franco acreditou e foi pioneiro na criação de um plano de aproveitamento e valorização de pessoas na terceira idade no município, observa Broder.

O presidente da Guarda de Macaé disse que se sente vitorioso em saber que um programa que ajuda aos idosos, está servindo de incentivo a tantas cidades a ajudarem aos idosos. “É um programa pioneiro no Brasil. Estamos à disposição de todos os municípios que queiram informações sobre a Guarda Sênior”, disse Antônio Franco.

O Programa Guarda Sênior tem cem idosos e foi implantando pela Guarda Municipal de Macaé com apoio do Núcleo de Proteção ao Idoso, cumprindo, no âmbito municipal, a política do Estatuto do Idoso. Os guardas cumprem escala de seis horas diárias e recebem um salário mínimo, atuando como orientadores da população em locais como praças e no calçadão da Avenida Rui Barbosa, assim como nas escolas municipais.O principal objetivo do projeto é fazer com que o idoso volte a se sentir útil, elevando a sua auto-estima.