Programa Macaé Cidadão dá início ao curso de capacitação em cuidador de crianças

23/09/2008 12:15:58 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A coordenadoria Geral do Programa Macaé Cidadão da prefeitura de Macaé deu início na noite desta segunda-feira (22) ao curso de capacitação de Cuidador de Crianças. Todas as 92 vagas foram preenchidas e as aulas são gratuitas. O curso tem o objetivo de promover as inclusões social e profissional, além de levar subsídios educativos aos futuros cuidadores de crianças.

Na aula inaugural, realizada no auditório do Colégio Municipal Maria Izabel Damasceno Simão, a coordenadora geral do Programa Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, disse que o curso visa qualificar técnica e humanamente os profissionais. “Certamente a segurança dos pais aumentará, pois eles saberão que os seus filhos estão bem cuidados, em boas mãos”, comentou.

A necessidade do curso surgiu a partir de demanda apontada em Pesquisa Domiciliar, realizada pelo Programa Macaé Cidadão. “As pessoas queriam um curso de aperfeiçoamento para as babás”, contou Amélia, acrescentado que: “o município buscou realizar este curso que obteve sucesso e está em sua oitava edição”.

O conjunto de conhecimentos das aulas comporta técnicas de shantala – que são massagens nos bebês, provocam relaxamento, aumentam a confiança e combatem cólicas. Também serão ministrados ensinamentos sobre como as crianças se sentem nas séries iniciais, educação inclusiva, desenvolvimento afetivo das crianças, alimentação adequada, primeiros socorros, além de noções jurídicas para os futuros cuidadores de crianças, entre outros assuntos.

As aulas serão realizadas por equipe de profissionais, que trabalharão obedecendo ao caráter interdisciplinar – quando acontecem reuniões pedagógicas a fim de que uns conheçam os trabalhos dos outros. Psicólogo, pedagogo, nutricionista, advogado, enfermeiro entre outros irão atuar na classe, cujas aulas serão todas as segundas e quintas-feiras, entre 18h e 20h. Em novembro, haverá encontros também nas quartas-feiras.

Futuros cuidadores de crianças

A auxiliar de biblioteca do Centro Educacional Presbiteriano, Vânia da Silva Marine da Costa, disse que gosta de atuar no ensino e gosta de crianças. Ela quer fazer o curso de Cuidador de Crianças para agregar valor à formação como professora primária que vai realizar em 2009. Já a doméstica Maria Luzia Conceição Penha contou que seu objetivo é aprender mais os quesitos necessários para cuidar do público infantil. Na casa onde ela trabalha há duas crianças.

Para a copeira da Unidade de Emergência Pediátrica do bairro de Imbetiba, Maria Severina Rogéria de Souza, sua meta é trabalhar com crianças deficientes. “Tenho muita paciência para isso”, justifica, lembrando que na vida profissional não é só dinheiro que importa, mas afinidade, entrosamento e vocação para trabalhar. Ela ainda disse que: “não podemos fazer acepção de pessoas, porém amar idosos e crianças é um dom que tenho”. Ela também fez o curso de cuidador de idosos promovido pelo Programa Macaé Cidadão.

- Sempre quis trabalhar com crianças. Este curso encaixou com meus projetos. É uma realização de sonho antigo. Pretendo atuar profissionalmente em atividades que envolvam crianças – ressaltou a monitora de Lan House, Claudete Gomes Almendro. No entender da auxiliar de serviços gerais, Cosmia Maria de Souza, se aprende muito com as crianças. “Elas passam pureza, coisas boas. Meu sonho é montar uma creche para as mães que não têm onde deixar os filhos”, enfatizou.

A auxiliar de ensino Vera Lúcia Garcia, do Centro Educacional Presbiteriano, explicou que sua vontade de atuar com crianças é muito grande e que já trabalha com o mundo infantil há quatro anos. “Trabalhar onde há prazer é muito importante e gratificante, uma vez que estamos usando os dons que Deus nos deu”, observou.