Programa Macaé Cidadão promove capacitação para seus funcionários

02/03/2009 11:30:26 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Arquivo Secom

Pesquisas sobre diversos temas sociais são um dos trabalhos do Macaé Cidadão

Para capacitar sua equipe a fim de atuar internamente, a Coordenadoria Geral do Programa Macaé Cidadão da prefeitura, promove o Sétimo Encontro de Capacitação, que terá a participação de 65 funcionários. Nesta terça-feira (3) e na quarta-feira (4), entre 9h e 13h, e na quinta-feira (5), das 13h às 17h, as palestras ocorrem na sede da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), na Avenida Rui Barbosa 270, terceiro andar.

De acordo com a coordenadora geral do Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, todos os anos a equipe do programa elabora estes encontros de capacitação, cujo objetivo é atualizar e capacitar os funcionários. “Dessa forma, o potencial técnico do público alvo será garantido, numa promoção da qualidade de trabalho”, justifica ela.

Serão dissecados, analisados e estudados os processos e mecanismos funcionais do Macaé Cidadão. As coordenadorias de Estudos e Pesquisas, de Dados e Informações Estatísticas, de Projetos de Cidadania e Administrativa, Financeira de Recursos Humanos e Materiais fazem parte do cronograma, incluso na programação.

Na manhã do primeiro dia o ouvidor geral do município, Décio Braga falará sobre “A Comunicação no Ambiente de Trabalho”. Em seguida, o subcontrolador geral do município José Manuel Alvitos Garcia, fala de questionamentos como “O que é dado?” e “O que é Informação?”, além de tratar de assuntos como “Ética no Tratamento da Informação”, mostrando o que pode e o que não pode nesta área, e “Sigilo dos Dados Cadastrados”.

Aprofundamento na temática “Pesquisa Sócio-Demográfica como Instrumento de Planejamento no Desenvolvimento de Políticas Públicas” será assunto do palestrante Pedro da Silva Braga. Ele é gerente de Pesquisas da Unidade Estadual do IBGE, no Rio de Janeiro. Esta fala acontece na manhã de quarta-feira.

Entre os conteúdos que vai ministrar estão divulgação da pesquisa junto ao público alvo, universo a ser pesquisado, percentual de entrevistas realizadas, agilidade em todas as etapas do processo, qualidade dos dados coletados, qualidade na produção da informação e aplicação da informação como instrumento de planejamento.

Já a segunda palestra deste segundo dia inclui discursos sobre “Ética nas Relações de Trabalho”. Este conhecimento será proferido pela supervisora de Ensino da Rede Pública, professora da Faculdade Salesiana de Macaé e doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunción, Rosinete Massiere.

A programação do terceiro e último dia (quinta-feira, cinco) ainda inclui conceitos a respeito de estudos e pesquisas, malha censitária (importância e operacionalização), dados estatísticos, CADÚnico, projetos de cidadania, além de coordenações administrativas, financeira e de RH.