Programa Macaé Cidadão prossegue com o projeto Educando na Cidadania

29/04/2008 16:02:37 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Disseminação de conceitos de cidadania entre jovens estudantes de instituições de ensino de Macaé. Este é o objetivo do projeto Educando na Cidadania, organizado por profissionais da Coordenadoria do Programa Macaé Cidadão há quatro anos. Em 2008, o tema – que será tratado por educadores e alunos de diversas escolas no município – é Juventude e Cultura.

Na tarde desta segunda-feira (28), ocorreu o segundo encontro na sala da secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, com a participação de representantes de turmas do 8º e 9º anos do Ensino Médio, além de estudantes do Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com a coordenadora da coordenadoria do Programa Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, ao contrário das últimas edições, haverá mais encontros entre os profissionais do programa e os alunos das escolas. “O diferencial é que em 2008 teremos um maior número de debates, seminários, encontros e trabalhos feitos pelos alunos”, ressalta. Os encontros serão no Teatro Municipal de Macaé e em outros locais que comportem um grande número de estudantes.

- Cidadania é comprometer-se. Anos atrás esse termo era usado apenas para quem tinha Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade. Atualmente, o cidadão pleno de conhecimento de seus direitos, que luta por justiça, e que se compromete, assumindo seu dever com a humanidade e com a qualidade de vida no planeta, sendo um ser pensante, crítico e tendo participação e consciência clara sobre cidadania é de fato um agente que agregará valor à sociedade – diz a coordenadora do Programa.

O pontapé inicial para a execução do projeto foi dado na manhã de terça-feira (8), no Auditório da Prefeitura. O sociólogo, professor e assessor técnico da coordenadoria de projetos de cidadania do Programa Macaé Cidadão, Ricardo César Rocha da Costa, falou sobre juventude e cultura para educadores, diretores e profissionais de ensino.

Um exemplo prático deu-se com o aluno do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Municipal Pedro Adami, José Lucas Morello Tavares, de 15 anos de idade. Ele já participou de três edições do projeto Educando na Cidadania. “Aprendi a valorizar o meio ambiente, adquiri consciência da importância de se preservar a natureza”, comenta. É que no ano passado o Meio Ambiente foi o tema do Educando na Cidadania.

Já o diretor-adjunto do mesmo Colégio de José Lucas, Sebastião Carlos de Meneses, lembra que a escola já trabalha com cidadania, mas o Programa Macaé Cidadão tem acrescentado muita consciência aos temas, colaborando significativamente para a sensibilização dos alunos. “Pelo projeto, busca-se pôr em prática a questão da cidadania, por meio de debates, encontros temáticos, palestras e exposições dos trabalhos e atividades realizadas durante todo o ano”, frisa.

Sebastião e José Lucas ainda contam que o Educando na Cidadania proporcionou em 2007, palestra com o índio Thini-á, da tribo Funiô, localizada no interior do estado de Pernambuco. O índio falou sobre respeito à natureza, à terra e ao próximo.

- Nosso projeto trata e discute temas e assuntos como sexo, drogas, comportamento, cultura, meio ambiente, entre outras coisas – explica Amélia. – No tema de 2008 (Juventude e Cultura), procuraremos trabalhar com anseios, desejos e motivações, de adolescentes e jovens, despertando-lhes sobre o verdadeiro papel do cidadão na sociedade, dando maior visibilidade ao tema Juventude e Cultura. Dessa maneira, a sociedade contemporânea terá sujeitos ativos, atores protagonistas de um mundo novo, justo e melhor.