Programa Macaé Inteligente atende 120 alunos na Fábrica de Cidadania

05/05/2008 16:18:04 - Jornalista: Waleska Freire

As aulas do curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores da Fábrica de Cidadania estão a todo vapor. São 120 alunos na segunda etapa do projeto do programa Macaé Inteligente, desenvolvido pela Prefeitura de Macaé. O aluno Rodrigo Rocha Ribeiro, 19 anos, morador do Bairro da Glória, disse que o curso possibilita nova chance em sua vida profissional. “Vim buscar conhecimento, quero aprender. Sempre tive interesse pela informática, mas não tinha dinheiro para pagar um curso. O projeto da Fábrica da Cidadania é uma oportunidade. Pretendo trabalhar e continuar meus estudos“

No dia 08 de abril, 87 alunos das primeiras turmas do curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores da Fábrica de Cidadania receberam os certificados de conclusão do curso. No projeto, coordenado pela secretaria executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seictec), os alunos aprendem a fazer reciclagem de computadores e equipamentos de informática usados. As aulas são gratuitas nos turnos manhã, tarde e noite. As pessoas que quiserem doar sucatas de computador podem entrar em contato através do tel 27725036.

Mais de 400 candidatos concorreram as 120 vagas, fazendo a prova de seleção com dez questões de múltipla escolha sobre conhecimentos básicos de Informática. O curso oferece oportunidades no mercado de trabalho, através da qualificação profissional, e contribui para a redução do lixo tecnológico. Todo computador reciclado pelos alunos vai para a instalação das Casas Inteligentes (lan houses públicas) como a da Malvinas e da Nova Holanda.

As aulas do curso/estágio na Fábrica de Cidadania começaram no dia 12 de novembro do ano passado, quatro dias após a inauguração feita pelo prefeito Riverton Mussi. De acordo com o secretário executivo de Inovação, Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, a maioria das aulas é prática. No entanto, na grade do curso constam teoria de segurança no trabalho, marketing pessoal (como falar em público), atendimento ao público, elaboração de currículos, apresentação nas empresas, noções básicas de legislação das microempresas, empreendedorismo, cidadania, e demais disciplinas que compõem a qualificação profissional.

A parte teórica é feita através de palestras. A primeira vai ser ministrada, dia 07 de maio, às 19h, sobre Cidadania. A Fábrica de Cidadania fica na Rua Teixeira de Gouveia, 634, Centro.