Programa Nova Vida comemora maioridade

20/07/2009 17:26:22 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Foto: Kaná Manhães

Programa comemora seus 18 anos ampliando atendimento para a região serrana

Programa fundamentado dentro da lei e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Nova Vida foi comemorado nesta segunda-feira (20), no Teatro Municipal de Macaé, com muita emoção, debates, palestras, arte e cultura. Desenvolvido pela prefeitura, por meio da secretaria de Assistente Social e da subsecretaria de Infância e Juventude, o Programa tem como objetivo incluir e capacitar jovens do município. A solenidade de abertura contou a presença de autoridades municipais e das forças armadas.

Durante a comemoração, lembranças foram comentadas desde o início da implantação do Programa. Cerca de 300 jovens integrantes do Nova Vida participaram e homenagearam representantes que fazem parte do crescimento do projeto, que é considerado uma das principais ações sociais do município.

- Macaé tem se destacado em projetos sociais, visando em gerar oportunidades para quem precisa. O Nova Vida cumpre seu papel em desenvolver e promover capacitação e suportes aos jovens. O Programa é um projeto de vida, e ajuda muito na formação de nossos jovens, comentou a primeira dama Márcia Moraes, que representou o prefeito Riverton Mussi na comemoração.

Segundo o secretário de Assistência Social, Júlio César Barros, o trabalho social é árduo e requer muito abraço e amor. “Quando se fala em programa social, não podemos fazer politicagem.Não basta dar o pão, mas sim a dignidade. O Nova Vida é um projeto infinito e a nossa meta até o fim deste ano capacitar mais 500 jovens”, falou o secretário.

Ele ressalta ainda que o Programa vai além: o prefeito determinou a sua extensão até a região serrana de Macaé. Hoje, o Nova Vida conta com 300 jovens que trabalham nas secretarias e fundações municipais, recebendo bolsa de meio salário mínimo por quatro horas de trabalho.

- Inserir esses jovens foi a primeira missão. O nosso segundo objetivo é fazer parcerias com as empresas do município para integrar esses jovens que irão completar 17 anos e 11 meses. Não adianta inserir no mercado de trabalho se não tem o caminho e definição lá fora. Com a parceria das empresas vamos proporcionar que os jovens se qualificam em algum curso profissionalizante, enfatizou o subsecretário de infância e Juventude, Luiz Fernando Teresa.

Durante toda a tarde , a maioridade do programa foi comemorada no Teatro Municipal com programação especial, com palestras com os temas “Programa Cidadania, Dignidade” e “Todos contra a pedofiia” . A festa teve apresentação de dança de rua do projeto Art Luz –os bailarinos também fazem parte do Nova Vida.