Programa Nova Vida promove prevenção às drogas

13/10/2009 11:48:59 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Os 321 adolescentes que integram o Programa Nova Vida, da secretaria de Assistência Social da prefeitura de Macaé, estão sendo orientados sobre prevenção às drogas, pedofilia e sexualidade, por meio de palestras periódicas. Segundo a coordenadora do Nova Vida, Marília Nunes Bastos, aos jovens, são oferecidos conteúdos de dignidade, bom conceito e honra. O programa atende a adolescentes de 14 a 17 anos e 11 meses.

“Buscamos resgatar valores como a família. Queremos dar sentido à inclusão para a capacitação”, afirma a coordenadora. Ela ressalta que o programa visa conhecer a estrutura familiar e seu histórico, de modo que os conhecimentos colaborem para atendimento de toda a família, se esta precisar.

O Programa Nova Vida deixou de ser um projeto da prefeitura de Macaé para tornar-se um Programa Municipal por intermédio da Lei 2.606/05. Sua meta é formar o jovem, incentivando sua profissionalização para posterior inserção no mercado de trabalho. Este trabalho funciona na cidade desde 1993.

- Os jovens recebem meio salário mínimo por mês para trabalhar durante quatro horas por dia em diversas secretarias municipais e órgãos públicos estaduais e federais, explica Marília Nunes Bastos.

O principal objetivo do programa é incluir, promover e capacitar o jovem aprendiz, respeitando o seu caráter de pessoa em desenvolvimento conforme recomenda o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pela Lei 8.069/90. Sua metodologia de trabalho consiste em acompanhamento psicossocial e pedagógico.

- Ainda buscamos que os jovens que deixam o programa por terem passado da idade sejam encaminhados ao primeiro emprego, com carta-referência do setor onde trabalharam enquanto estiveram no Nova Vida – completa a coordenadora. Ela finaliza dizendo que a equipe técnica do programa também é formada por profissionais de psicologia, assistência social, pedagogia, além do setor administrativo.