Programação da Semana do Idoso prossegue com Concurso de Poesia

28/09/2009 16:19:09 - Jornalista: Catarina Brust

Prosseguindo com a programação da Semana do Idoso, a Subsecretaria do Idoso, ligada à Secretaria do Idoso de Macaé, promove nesta terça-feira (29) a partir das 14h no Paço Municipal a final do seu Concurso de Poesias. Realizado entre a terceira idade de Macaé, o concurso tem como objetivo estimular o potencial criativo de pessoas que possuem o dom de expressar “sentimentos vivos” através da escrita.

- É sempre importante promover eventos culturais para pessoas idosas, garantindo assim a participação nas atividades culturais, proporcionando melhoria na qualidade de vida dos idosos. Valorizar as habilidades da pessoa idosa é o nosso compromisso, disse a subsecretária do Idoso, Cátia Crespo, lembrando que durante o evento haverá também palestra sobre saúde bucal na terceira idade.

O Dia Internacional do Idoso será comemorado com um grande evento, na Praça Veríssimo de Melo, nesta quinta-feira (1), das 9h às 17h. Serão montadas várias tendas de diversas secretarias que realizam atividades voltadas para os idosos, como as secretarias de Saúde, Educação e Esporte e Lazer.

A abertura do evento contará com a participação do grupo Seresteiras, e durante o dia, com o grupo de ginástica Nica Gripp,. Ninho Sabiá, Coral do Sana, dançarina Rizete Medeiros e com encerramento da banda da Escola Municipal Maria Letícia. Estarão expostos para venda os artesanatos produzidos pelas alunas dos cursos da subsecretaria do Idoso. Os grupos do município da terceira idade estarão presentes, coordenados pela presidente de honra, Margarida Mussi.

- No mundo inteiro esse dia é dedicado ao idoso. Em Macaé não é diferente. Comemoramos a data lembrando às pessoas dos direitos dos maiores de 60 anos e desenvolvendo diversas atividades. A pirâmide do Brasil está se transformando, no que tange à idade, e temos que acompanhar essa mudança. Mantemos plantão diário na subsecretaria, com uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, advogado e psicólogo. Além disso, o poder Executivo e o Legislativo dão total apoio às nossas atividades; assim como trabalhamos com o que é deliberado e aprovado pelo Conselho Municipal do Idoso e em parceria com o Núcleo de Proteção ao Idoso (NUPI), formado por cinco membros que fiscalizam o atendimento do idoso no município -, explica a subsecretária.