Programação do Dia Nacional do Surdo começa no Colégio Ancyra Gonçalves

24/09/2014 17:31:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Guga Malheiros

Alunos do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel assistiram a uma programação cultural

A programação do Dia Nacional do Surdo acontece em algumas unidades e órgãos municipais. Nesta quarta-feira (24) foi a vez do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel (no Miramar). Cerca de 30 alunos da unidade - polo para alunos do 6º ao 9º ano com deficiência auditiva e surdez -, assistiram apresentações de dança, teatro e mini-palestras. Também houve apresentação do coral de Libras da Escola Municipal Parque Maria Angélica Ribeiro Benjamim.

Um dos objetivos foi destacar a importância da cultura surda e sua língua, além de reforçar a inclusão dos alunos que apresentam baixa visão, deficiência física, intelectual e surdez ou deficiência auditiva. “Gostei muito de fazer parte do teatro. Sou nova na escola, e quando fui convidada para fazer parte, fiquei muito feliz”, contou a aluna Ana Carla Araújo, que apresenta deficiência física. Os alunos Wellington Tavares e Dalbe Jurandir, que têm deficiência auditiva-surdez, comoveram a plateia ao se integrarem à apresentação de dança.

Estiveram presentes representantes do Senai, Associação Macaense de Deficiente Auditivo (Amada), e a subsecretária de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social, Camila Butinholli. “A escola está de parabéns. No último dia 21 foi a data mundial alusiva à Luta da Pessoa com Deficiência. Este período é voltado para sensibilização quanto ao tema ´Acessibilidade sim, Limitação não´. A acessibilidade não é somente criar espaços adequados às pessoas com deficiência, mas atender com inclusão social e psicológica plena”, disse.

Palestras - Também presente na palestra, a coordenadora de Educação Especial, Regina Signe, ministrou a palestra “História da Educação Especial”. “A Educação Especial tem a intenção de propiciar condições de acesso, participação e aprendizagem aos alunos que apresentam necessidades especiais. A rede municipal conta ainda com com salas de recursos multifuncionais. Os espaços são disponibilizados pelo programa federal Escola Acessível, que, em parceria com a rede municipal de ensino, busca a estrutura física das escolas públicas com a finalidade de promover acessibilidade”, destacou. Segundo dados da rede municipal, mais de 400 alunos são beneficiados pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) no ensino municipal.

Bruno Hassib (professor de Educação Física, ator e Libras), Carlos Roberto de Andrade (professor de Libras, surfista e arquiteto) e Fábio Stoller (pedagogo, professor de Libras e mestrando em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense) apresentaram a história de vida e como conseguiram enfrentar os desafios e superar as dificuldades encontradas na vida pessoal e profissional.

O diretor do colégio, Gilson Vaz, agradeceu o empenho das equipes pedagógicas e da sala de recursos multifuncionais. “Este projeto é um sucesso, em virtude da dedicação e empenho de nossos educadores, que se esforçam em prol do processo ensino-aprendizagem”, disse. A Educação Especial do “Ancyra Gonçalves Pimentel” conta com a atuação dos profissionais Rosimara de Souza, Elizabeth Ferreira, Israel Carvalho, Elonai de Jesus, Denise Machado, Cristiane Dantas e Fernanda Marinho.

Nesta sexta-feira (26), data alusiva aos Surdos, a rede municipal vai promover uma oficina especial voltada para os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O encontro será realizado na sede da Secretaria de Educação, das 8h às 17h. O tema enfatizado pela equipe de Coordenação de Educação Especial da Secretaria de Educação será “Tecnologia Assistiva”.