Projeto Ação Beija Flor da Escola Municipal Engenho da Praia neste sábado

17/07/2009 18:13:57 - Jornalista: Douglas Fernandes

Neste sábado (18) a partir das 8h acontece no Colégio Municipal Engenho da Praia o projeto “Ação Beija Flor”. A ação faz parte do programa “Escola em Ação”, tem como objetivo fomentar na comunidade o sentimento de pertencimento, despertar, também, o conceito de cidadania, direitos e deveres. A partir deste mês, o Centro Tecnológico de Educação Profissional (Cetep) de Macaé é o novo parcerio da instituição, oferecendo por meios de seus professores cursos de capacitação. Ainda este mês serão divulgados as vagas e os cursos que serão ministrados na instituição.

As atividade serão divididas em três grupos, cada um voltado para uma atividade específica. O grupo de pintura, formado por alunos do curso de capacitação profissional e pessoas da comunidade e da escola, limpeza e coleta seletiva, formado por voluntários, escola e comunidade e plantação de mudas, formado por voluntários, escola e comunidade.

Participarão do Ação Beija Flor, a equipe Pedagógica Escolar, voluntários coorporativos da Odebrecht e Odebei, voluntários da comunidade Engenho da Praia, o CETEP, os novos voluntários e a Equipe da UGP – Unidade Gestora do Projeto Escola em Ação. Os interessados em se inscreverem em um dos cursos ou participar como voluntário deverá procurar a escolas pessoalmente ou pelo telefone (22) 2772-4955 R: 227.

Segundo a secretária de Educação, Marilena Garcia, o projeto tem um papel importante no projeto de combate a criminalidade que assola o município nos últimos anos.

- Pesquisas realizadas pela UNESCO apontam os finais de semana como os dias mais críticos de violência envolvendo jovens, principalmente em comunidades periféricas, marcadas pela falta de equipamentos sociais, culturais, esportivos e de lazer. Em contrapartida, a escola muitas vezes é o único equipamento público presente na comunidade, além de ser um lugar privilegiado para a formação e socialização dos jovens, explicou.

O Projeto Escola em Ação é resultado da parceria entre Odebrecht, UNESCO e Secretaria Municipal de Educação – SEMED, que promove a abertura das escolas também aos finais de semana, promovendo atividades de cultura, esporte, lazer e cursos de capacitação profissional.