Projeto ajuda pessoas com deficiência a tomar banho de mar

21/01/2015 15:56:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Divulgação

'Praia para Todos' ajuda o cidadão no seu direito de ir e vir

A Prefeitura de Macaé e o Centro de Vida Independente (CVI) estão proporcionando banhos de mar para pessoas com deficiência, realizando o sonho de muita gente. É o projeto ‘Praia para Todos’, que está sendo organizado no Posto 1 (Praia dos Cavaleiros), todos os domingos, das 9h às 14h.

Para a execução do projeto, pessoas com deficiência física, visual, auditiva, mental e motora contam com o trabalho de dez agentes da Coordenadoria Extraordinária da Defesa Civil. O coordenador Luciano da Costa Castilhos disse que a prefeitura põe em prática políticas de inclusão social.

- A primeira fase do projeto ‘Praia para Todos’ consiste em banho de mar, já o segundo estágio ocorrerá com a prática de surfe e de stand up adaptados para pessoas com deficiência - afirma ele, acrescentando que a aceitação do público é grande. “Muitos se emocionam. Todos ficam satisfeitos e felizes: as pessoas com deficiência, seus familiares e amigos, e os agentes que trabalham no projeto”, assegura.



Um sonho realizado

De acordo com o presidente do CVI, Hildemar Miranda, o projeto que oferece acessibilidade à praia para pessoas com deficiência não para por aí. “Futuramente, haverá mergulho adaptado em piscina, canoas adaptadas na Lagoa de Imboassica para cadeiras de rodas. É preciso agradecer o apoio da prefeitura e da Defesa Civil”, assegura.

Hildemar conta que esse projeto é um sonho. “Em 2011, o CVI trouxe surfe adaptado para participar do campeonato de surfe de Macaé. Nossa cidade está de parabéns com mais essa conquista que promove a qualidade de vida da população. Quanto mais serviços para todos, melhor. Não existe homem perfeito. Todos podem sofrer alguma sequela”, pontua.

Ele comenta que os serviços públicos devem ser acessíveis a todos. “As empresas devem se preparar para as pessoas com deficiência. Somos todos cidadãos. Tudo isso é o conceito de Desenho Universal. Adaptações devem ser feitas para que Macaé seja uma cidade adaptada. Esse é o caminho natural. Hoje tudo está mudando. Quando fiquei na cadeira de rodas (1989) não havia ônibus adaptados. Hoje são mais de cem”, comemora.

Pessoa com deficiência (paraplegia), Sando Baltazar Souto, de 37 anos, ajudou a testar os equipamentos no domingo passado. “Agora as pessoas com deficiência terão condições de sentir a felicidade e a liberdade de um simples banho de mar. Há pessoas com deficiência que não sabem o que é praia há mais de dez anos e estão se beneficiando com o projeto”, explica.

Um dos equipamentos para as pessoas com deficiência tomarem banho de mar é uma esteira, além de cadeira flutuadora. O projeto estuda melhorias, como vagas para pessoas com deficiência, construção de rampas de acesso, entre outras coisas.


Fotos Relacionadas