Projeto Colorindo o Futuro celebra Dia Mundial do Saneamento

19/11/2015 16:16:00 - Jornalista: Joice Trindade / Ana Menezes

Foto: Bruno Campos

Um total de 260 alunos do primeiro ao oitavo ano de escolaridade participaram

O Dia Mundial do Saneamento foi marcado nesta quinta-feira (19) pela premiação do concurso cultural de desenho infantil Colorindo o Futuro, promovido pela Odebrecth Ambiental com apoio da prefeitura. Um total de 260 alunos do primeiro ao oitavo ano de escolaridade participaram da programação, que tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento global dos alunos na faixa de seis aos 13 anos e envolver a garotada com a arte.

Diante do tema do concurso "A cidade que eu quero", quatro unidades municipais participaram. São elas: Professora Letícia Peçanha de Aguiar, Professora Eda Moreira Daflon, Aroeira e Coquinho. A cerimônia de entrega foi marcada pelas presenças do diretor da Odebrecth Ambiental, Fernando Bessa, o vice-presidente da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), Júlio Martins Antunes Filho, a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins e o secretário de Educação, Guto Garcia.

O diretor da Odebrecth, Fernando Bessa, elogiou a participação dos estudantes. “Conseguimos atingir o objetivo de destacar a conservação do meio ambiente. Não apenas os alunos, mas, os pais e educadores estão de parabéns. Para o próximo ano, a intenção da empresa é firmar novas parcerias como essas”, observou.

O vice-presidente da Esane, Júlio Martins Antunes Filho, acrescentou que a importância desse projeto vai além do alerta sobre a necessidade do saneamento, mas também incentiva boas atitudes desde a infância, pois o futuro do planeta está nas mãos das crianças.

Já o secretário de Educação, Guto Garcia, ressaltou que programações como estas contribuem para debates e reflexões nas salas de aula e ambiente em que vivem. “Os alunos são estimulados a pensar quanto ao meio ambiente e seus impactos e o que a população pode ajudar para melhorar a realidade”, disse. A subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, pontuou que o concurso reforça o comprometimento da pasta com a educação integral. “A educação integral se volta para atividades e temas transversais, que fortalecem o processo de ensino junto a questões como o meio ambiente”, destacou.

Os autores vencedores terão os desenhos publicados no calendário ambiental, que será distribuído para as escolas da rede municipal. Os premiados também ganharam certificado de menção honrosa e tablet com jogos educativos. Os treze desenhos serão postados na página da empresa. Já a autora do desenho com maior curtidas ganhou, também, uma câmera digital.



Alunos premiados mostram satisfação e consciência ambiental

Treze alunos foram premiados: Bruna Leite Santana, Caroline Azevedo Vasconcelos, Giovanna França Bandeira Pires, Hilda Barroso Daltro, Isabelly de Carvalho Leite, Kauan de Oliveira da Silva, Kayc Silva Rodrigues, Larissa Machado da Silva, Pérola Cristyne da Silva Teles, Raquel Ignácio dos Santos, Soraya Mota Guedes, Vanessa Paiva Amado e Vitória de Souza Barcellos.

Larissa Machado da Silva, 11 anos, foi a vencedora do desenho mais curtido na página da Odebrecht Abiental, no Facebook. "Fiquei surpresa com tantas curtidas no meu desenho, quase 700 pessoas gostaram, e a maioria que eu nem conheço, eu adorei participar, e estou empolgada com meus prêmios, nunca tive uma câmera digital, estou muito feliz", comentou. O pai da Larissa, Cláudio Machado, esteve presente na premiação, orgulhoso da filha. "Essas iniciativas são legais, pois estimulam a educação por meio do desenho, as crianças expõem o que eles vêm e entendem da cidade que vivem. O ensinamento que Larissa recebe em casa e na escola foi exposto no seu desenho, e sei que ela está no caminho certo", ressaltou.

Isabelly de Carvalho Leite, sete anos, a caçula da premiação, fez um desenho com duas crianças brincando em um jardim, representando ela e sua irmã, e dois adultos, sendo seu pai e sua mãe. Isabelly desenhou um ambiente limpo, feliz e colorido, mostrando como vê sua vida e sua família, em uma paisagem florida e agradável. Os pais, Alexandre Roberto Leite e Lucimara Rocha de Carvalho disseram que é gratificante ver através do desenho a maneira de pensar da filha, pois ela representou a união do lar num espaço saudável para viver.

Já Kayc Silva Rodrigues, 11 anos, único menino da premiação, se mostrou orgulhoso e explicou que o seu desenho representou o antes e depois de Macaé, com as mudanças de serviços oferecidas no saneamento básico. Sua mãe, Nielma Silva Viana, comentou que desde pequeno Kayc aprende a manter seu quarto limpo e organizado, e esse aprendizado se estende para todo lugar, nas ruas, praças, e também no meio ambiente.


Fotos Relacionadas