Projeto da Guarda Municipal leva aprendizado para guarda seniores

29/06/2007 18:26:58 - Jornalista: Equipe Secom

O Projeto “Aprender não tem idade”, do Programa Guarda Sênior, da Guarda Municipal de Macaé, que alfabetizará 20 agentes seniores que não concluíram o curso básico, tem início nesta segunda-feira (02), às 8h. As aulas que serão realizadas as segundas e quartas-feiras, no Quartel da Corporação. O Programa tem a parceria da Secretaria de Educação, através da Educação de Jovens e Adultos – EJA, modalidade de Educação Básica.

O diretor-presidente da Guarda Municipal de Macaé, Antônio Franco fala das dificuldades que sofrem os não-alfabetizados e da importância do conhecimento. “A condição sócio-econômica, assim como a condição intelectual são conseqüências de exclusão social ainda na infância. Os guardas seniores têm mais de 60 anos, eles foram obrigados a trabalhar muito cedo, e em grande maioria, em atividade não qualificada, resultando na falta de tempo e disponibilidade para o estudo. Nós percebemos que alguns tinham dificuldades na leitura e resolvemos aplicar o método EJA. Vamos capacitar todos e melhorar a percepção de entendimento”, observa Franco.
O método usado será o desenvolvido pelo escritor, educador e pensador Paulo Freire, que consiste numa proposta para a alfabetização de adultos. Freire criticava o sistema tradicional que utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita.

A coordenadora da Guarda Sênior, Elaine Chança cita a exclusão social como fator principal para a alfabetização dos agentes. “As marcas do trabalho árduo e a falta de desenvolvimento intelectual geraram nos agentes baixa auto-estima. O nosso objetivo é a alfabetização e também estimular a aquisição de conhecimento. Muitos se sentem excluídos pela dificuldade de interpretação. Eles terão um desenvolvimento maior e resgate da auto-estima, com isso, terão mais confiança. Mostraremos que nunca é tarde para aprender”, garante Elaine.