Projeto de Prevenção Primária realiza Semana de Prevenção Integral às Drogas

20/06/2008 15:53:53 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A Praça Veríssimo de Mello será palco da primeira Semana de Prevenção Integral às Drogas de Macaé. O evento será realizado pelo Projeto de Prevenção Primária, com apoio da prefeitura, a partir desta segunda-feira (23). Entre as atividades, música, dança, teatro, grafite, além de estandes com informações e orientações de todas as instituições e projetos que trabalham com dependentes químicos. O evento acontece até sexta-feira (27), das 9h às 17h.

Durante todos os dias haverá pintura de painéis, desenvolvidas por grafiteiros liderados pelo professor Muk. Eles irão pintar 20 murais, com o tema da prevenção às drogas. Na segunda-feira, após a montagem dos estandes no período da manhã, acontece a abertura oficial, às 14h. Às 16h, é a vez da apresentação de karatê por adolescentes da Pastoral da Solidariedade, um grupo vinculado à Igreja Católica, com aval da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Na terça-feira (24), feriado municipal em ocasião da comemoração do padroeiro de Macaé – São João Batista – a Juventude Batista Serra e Mar (Jubasem) realizará várias atividades culturais como teatro infantil, teatro de fantoche, danças, apresentação de palhaços e distribuição de guloseimas às crianças. Segundo o coordenador do Projeto Prevenção Primária, Milward Barreto, a prevenção deve ser incentivada. “Por isso o valor da prevenção às crianças”, afirma ele.

Na quarta-feira (25), a partir das 15h, acontece palestra sobre a importância do corpo e do esporte, ministrada por um professor de educação física, que vai ressaltar a auto-estima proporcionada pelo exercício, e os perigos causados pelo uso de substâncias psico-ativas.

O dia mais movimentado será a quinta-feira (26). Às 13h30m, três atores interpretam personagens alcoólatras; às 15h, haverá concentração para a caminhada, intitulada Macaé a Favor da Vida, que sai da Veríssimo de Mello, segue pelo Calçadão, entra pela Rua Teixeira de Gouveia, na altura da Câmara dos Vereadores e retorna à praça.

Na chegada, o pastor Cláudio Kuntes, do projeto Gênese, fará palestra sobre a importância da prevenção, uma vez que observa-se aumento significativo do número de usuários e de dependentes químicos. Às 17h30m, apresenta-se a orquestra de violinos e de instrumentos de sopro (saxofone e trompete, por exemplo), da 1ª Igreja Batista de Macaé. Em seguida, haverá mais apresentações de jovens da Pastoral da Sobriedade.

No último dia da Semana de Prevenção Integral às Drogas, na sexta (27), coral do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) cantará músicas voltadas aos temas propostos na semana. Às 14h, acontecem mais apresentações artísticas e culturais da Pastoral da Sobriedade. Já às 16h, ocorre o encerramento com apresentação do Coral Infantil Som da Voz, do Ciep Maringá. Hinos nacional e municipal, além de canções regionais serão interpretados por eles.

A equipe organizadora do evento é composta pelo coordenador do Projeto de Prevenção Primária, Milward Barreto; o secretário do projeto Vinícius Pimentel; o assessor do Prevenção Primária, Rui Machado, e pelo auxiliar técnico, Flávio Silva.