Projeto do Parque do Pecado será discutido entre Prefeitura e Ong SOS Praia do Pecado

05/05/2008 18:14:52 - Jornalista: Catarina Brust

A prefeitura irá elaborar um Plano de Manejo para a criação definitiva do Parque Natural Municipal da Praia do Pecado. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (5), pelo prefeito Riverton Mussi que visitou a área de 170 mil metros quadrados, desapropriada pela prefeitura na última semana. A área de restinga está localizada entre o final da Praia dos Cavaleiros e o início da Praia do Pecado, onde será a Unidade de Conservação Municipal.

De acordo com o decreto 097/2008, a desapropriação “é declarada de caráter urgente e tem a finalidade de proteger e conservar as características naturais e ambientais da área, objeto deste decreto, tornando-a passível de desenvolvimento sustentável para atender ao bem-estar da população macaense”.

- Essa é uma reivindicação antiga de ambientalistas, ecologistas, surfistas e militantes das causas ambientais de Macaé. O objetivo do parque é a preservação do meio ambiente e a consolidação de um espaço de lazer ecológico na cidade. O município vai fazer um Plano de Manejo para o parque e discutir com a Ong SOS Praia do Pecado um projeto adequado para o local – informou Mussi.

A comunidade macaense reivindica a desapropriação da área a cerca de 20 anos. A área da Praia do Pecado é de restinga e possui fauna e flora variados com espécies diversas de répteis e pássaros e a vegetação inclui espécies como cactos, goiabeiras, pitangueiras, entre outras.

A elaboração do Plano de Manejo é o primeiro passo para a definição dos espaços onde poderão ser criados atrativos e os locais para a prática esportiva. A desapropriação vai permitir também a criação de uma nova ligação viária entre a Praia dos Cavaleiros e a Praia do Pecado, nas margens da Rodovia Amaral Peixoto.