Projeto do Peti abre mostra no Solar dos Mellos

05/10/2007 17:04:38 - Jornalista: Marilene Carvalho

O Solar dos Mellos, onde é sediada a secretaria Executiva de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph), apresenta a partir de segunda-feira (08), o projeto Recriando Tarsila. Composto por 40 telas, produzidas por crianças e adolescentes assistidos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), o projeto é desenvolvido pela secretaria Executiva da Infância e Juventude (Sinjuv). A mostra fica aberta ao público até o dia 14.

Recriando Tarsila foi desenvolvido nos meses de julho e agosto deste ano, com o objetivo de trabalhar a cidadania de crianças e adolescentes assistidos pelo Peti. “Nossa meta é estimular nos participantes do programa a expressão e a comunicação com a arte, incentivando a atitude de busca pessoal e coletiva, articulada à percepção, imaginação, emoção, sensibilidade e reflexão ao ato de realizar uma produção artística”, explica a coordenadora geral do Peti, Viviane Menezes.

O desenvolvimento do projeto se deu através de releituras de telas de Tarsila do Amaral, as quais retratam figuras familiares, intimamente ligadas à cultura e ao povo brasileiro. “O projeto trouxe a oportunidade de mostrar às crianças e adolescentes do Peti informações sobre Tarsila do Amaral, suas obras e contribuição para que o Brasil fosse reconhecido como um país que valoriza sua cultura, seu povo e suas origens”, ressaltou o orientador pedagógico do Peti, Douglas Fontes.

– É necessário tornar o ambiente agradável e motivador para fazer com que os assistidos sintam vontade de permanecer no programa. Apostamos na arte como importante instrumento de transformação, que gera resgate e inclusão social. Antes, os atendidos não tinham sonhos e perspectivas de vida, hoje, através da arte estamos vendo bons resultados. Esta mostra é um exemplo de sucesso que nos leva a desenhar, juntos, uma nova realidade – afirma o orientador.

As obras que compõe a mostra foram selecionadas durante evento realizado no mês de setembro, na sede do Peti, que funciona no bairro Fronteira, onde mora a maioria dos assistidos pelo programa. Na produção dos trabalhos foram utilizados tinta acrílica, tinta óleo, guache, pincéis 09, 010, 014, pedaços de madeirites, folhas de papel A4, lápis preto 6B e outros.

As 40 telas expostas no Solar dos Mellos são assinadas por autores de 7 a 14 anos. Desse total, de 10 a 15 serão leiloadas no evento que será promovido pela Petrometal, no Clube Cidade do Sol, dia 27. A empresa, que é uma das parceiras do Peti, fez a doação dos cavaletes para a mostra. A verba angariada no leilão irá proporcionar a ampliação da oficina de arte do programa.