Projeto Educando na Cidadania encerra temporada 2008

03/11/2008 09:52:19 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Desde o mês de abril, o Programa Macaé Cidadão está dando prosseguimento ao projeto Educando na Cidadania, cuja culminância ocorre na próxima quinta-feira (6), a partir das 14h, no Teatro Municipal. O projeto consistiu em disseminar conceitos de cidadania entre jovens estudantes de instituições de ensino de Macaé. Este ano o tema foi “Juventude e Cultura”.

No evento de encerramento deste ano, haverá premiação de alunos que participaram do terceiro concurso de produção textual intitulado Juventude e Cultura da Paz. Nesse concurso, 72 alunos de 18 instituições de ensino municipais, estaduais e particulares de Macaé escreveram redação. Durante aquela tarde, livros com os textos estarão sendo distribuídos às escolas e seus professores.

Serão premiados os primeiros colocados (estudantes-escritores) dos grupos do oitavo ao nono ano, do Ensino Médio e Pré-Vestibular, Ensino de Jovens e Adultos e Ensino Superior. O título do livro será 3º Concurso de Produção Textual. Além do mais, também haverá atrações nesse dia como apresentação de esquetes, vídeos, dança e música. Da mesma forma que em outras oportunidades durante o Educando na Cidadania, a expectativa é que o teatro fique completamente ocupado.

O objetivo do projeto, organizado por profissionais da Coordenadoria do Programa Macaé Cidadão há quatro anos é promover e disseminar conteúdos de cidadania. O público alvo é composto por estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Médio, além de estudantes do Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Foram realizados debates, seminários, encontros e apresentações de trabalhos feitos pelos alunos. Anos atrás o termo “cidadania” era usado apenas para quem tinha Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade. Atualmente, o cidadão pleno de conhecimento de seus direitos, que luta por justiça, comprometido com a comunidade e que assume seu dever com a humanidade e com a qualidade de vida no planeta é um agente que agrega valor à sociedade.

- O mundo necessita de seres pensantes, críticos e que tenham participação e consciência clara sobre cidadania – diz a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Augusta. - Nosso projeto trata e discute temas e assuntos como drogas, sexualidade, comportamento, cultura, meio ambiente, entre outras coisas.

No tema de 2008 (Juventude e Cultura), o Macaé Cidadão procurou trabalhar com anseios, desejos e motivações, de adolescentes e jovens, despertando-lhes sobre o verdadeiro papel do cidadão na sociedade, dando maior visibilidade ao tema Juventude e Cultura. “Dessa maneira, a sociedade contemporânea terá sujeitos ativos, atores protagonistas de um mundo novo, justo e melhor”, argumenta a coordenadora.

Outra meta do projeto foi levantar questões sobre formação e cidadania, propagando a reflexão e contribuindo com o trabalho dos professores dentro de sala de aula. Além disso, pensou-se em conscientizar o público alvo, constituído pela juventude, de seu papel ativo para produzir cultura e mudar a sociedade.

Fizeram parte do projeto Educando na Cidadania reuniões nas escolas, palestras para alunos no Teatro Municipal, desenvolvimento de projetos nas instituições de ensino, além de encontro final na próxima quinta, quando todas as escolas se apresentarão, resultando na culminância do projeto.

No projeto, estudantes trabalharam os temas e, posteriormente, apresentam para todos os colegas atividades poéticas, teatrais, de dança, além de palestras e confecções de cartazes e apresentação de trabalhos manuais.