Projeto Educando na Cidadania tem como tema Juventude e Cultura

08/04/2008 15:54:25 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Disseminação de conceitos de cidadania entre jovens estudantes de instituições de ensino de Macaé. Este é o objetivo do projeto Educando na Cidadania, organizado por profissionais da Coordenadoria do Programa Macaé Cidadão há quatro anos. Em 2008, o tema – que será tratado por educadores e alunos de diversas escolas no município – é Juventude e Cultura.

O pontapé inicial para a execução do projeto foi dado na manhã desta terça-feira no Auditório da Prefeitura. O sociólogo, professor e assessor técnico da coordenadoria de projetos de cidadania do Programa Macaé Cidadão, Ricardo César Rocha da Costa, falou sobre juventude e cultura para educadores, diretores e profissionais de ensino.

- Nossa meta é levantar questões sobre formação e cidadania, propagando a reflexão e contribuindo com o trabalho dos professores dentro de sala de aula – ressaltou ele. – Além disso, pensamos em conscientizar o público alvo, constituído pela juventude, de seu papel ativo para produzir cultura e mudar a sociedade.

Entre as instituições de ensino, representadas no Paço Municipal, estavam Pedro Adami, Polivalente, Matias Neto e Wolfango Ferreira. As escolas indicarão alunos que serão seus representantes em reuniões e eventos anuais. Na segunda-feira (14), na secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, a partir das 14h30, haverá nova reunião para concepção das diretrizes a serem seguidas pelo projeto.

Fazem parte do projeto Educando na Cidadania reuniões nas escolas, palestras para alunos no Teatro Municipal, desenvolvimento de projetos nas instituições de ensino, além de encontro final em novembro, quando todas as escolas se apresentarão, resultando na culminância do projeto. Também consta da programação a produção textual de alunos para a publicação de obra literária, no final de 2008, dentro da temática da cidadania, juventude e cultura.

No ano passado, o tema foi Olhares da Terra, quando a preservação do meio ambiente foi valorizada. Segundo o diretor adjunto do Colégio Municipal Pedro Adami, Sebastião Carlos de Meneses, o planejamento é levado às escolas e passado aos profissionais de ensino. São destacados quatro professores que ministram os conhecimentos aos alunos.

- Os estudantes trabalham os temas e, posteriormente, apresentam para todos os colegas atividades poéticas, teatrais, de dança, além de palestras e confecções de cartazes e apresentação de trabalhos manuais – conta o diretor.

Sebastião conta ainda que, em 2007, o Educando na Cidadania proporcionou palestra com o índio Thini-á, da tribo Funiô, localizada no interior do estado de Pernambuco. O índio frisou o respeito à natureza, à terra e ao próximo.

A coordenadora da coordenadoria geral do Programa Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, disse que o projeto Educando na Cidadania 2008 tem o objetivo de sensibilizar educadores e estudantes, através de encontros temáticos, com assuntos relevantes à juventude e à cultura, enaltecendo o protagonismo do jovem. “Além do mais, a juventude é analisada por um ponto de vista sócio-cultural. Buscamos compreender o jovem não como um agente passivo, mas como ator de um processo social", conclui Amélia.