Projeto Educando na Cidadania terá palestras para professores

03/07/2009 10:17:01 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Arquivo Secom

Tema principal do Educando para o ano de 2009 é “Vida em Sociedade – Respeitando as Diferenças”

Uma das definições para o termo sustentabilidade refere-se à vida comunitária onde se implante um sistema economicamente viável, um grupo ou nação socialmente justos, uma relação com a natureza ecologicamente correta e um modelo de idéias culturalmente aceitas. Tudo isso e muito mais será debatido nas próximas quarta-feira (8) e quinta-feira (9), a partir das 14h, no auditório da Faculdade de Ciências e Letras de Macaé (Fafima).

O Programa Macaé Cidadão da prefeitura estará realizando ciclo de palestras para todos os profissionais de ensino que quiserem marcar presença no encontro do projeto Educando na Cidadania. Para participar dos debates, onde o tema principal do Educando para o ano de 2009 é “Vida em Sociedade – Respeitando as Diferenças”, cada professor, seja de qual nível for, deve telefonar para o Macaé Cidadão até quarta-feira (8), às 12h, no número 2757-2408, e confirmar presença, via agendamento pelos profissionais do órgão.

No entender da coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes, é muito válido que os professores de Macaé absorvam novos conteúdos a respeito das alternativas e idéias que serão devidamente debatidas. “O resultado e o fim das discussões que os palestrantes irão propor, via diálogos, são o encontro com uma maneira de se viver mais humanizada em termos sociais, que ressalte valores em prol de uma realidade, alicerçada em bases de cidadania e de uma convivência construtiva”, retrata.

- A vida em sociedade, com reflexos na convivência no grupo social, na família e na escola, também será refletida no encontro - comenta Amélia.

É bom lembrar que há apenas 180 lugares no auditório. Os palestrantes são professores com contato com o mundo acadêmico. Na quarta-feira (8), a mestre em Serviço Social pela UFRJ e doutora em Sociologia pela USP, Cilene de Moraes Freire ministrará temas sobre “Direitos Humanos e Justiça” e a respeito de “Mídia: culpada ou inocente?”. Ela conta que tratará de assunto sobre a desumanização das relações sociais, que se expressam por intermédio do aumento da violência e da criminalidade.

- A questão dos direitos humanos, que está na agenda política nacional, é debatida com reducionismo quando a mídia diz que esse tema “é coisa de defender direitos de bandidos” - aponta ela. – Na realidade, esta temática é concernente a quesitos de dignidade humana, ao direito de ser gente. A mídia tem feito uma vulgarização deste debate, em que os profissionais de ensino são atores essenciais a fim de disseminar conceitos humanos e promotores de justiça, num mundo onde impera o cenário de barbárie.

Já no dia nove (quinta), também às 14h, será a vez do doutor em Engenharia de Produção e coordenador do Núcleo de Solidariedade Técnica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sidney Lianza, falar acerca da temática “Ética e Sustentabilidade”. De acordo com ele, ética é muito importante para a formação da criança, do jovem e do adulto, sendo pertinente ao profissional de ensino pensar sob o ponto de vista social, econômico, cultural e ecológico, com a finalidade de colaborar para a eqüidade social e para o exercício pleno da cidadania.

Ainda neste dia, o especialista em Educação e graduado em História, José Augusto Aguiar, tratará do assunto “Conviver com Solidariedade e Tolerância”. Ele evidenciará que: “a educação para a convivência solidária e tolerante nos abre a esperança para a construção de um projeto de sociedade e de humanização novas, onde o pluralismo, a cooperação, a tolerância e a liberdade serão os valores que definirão as relações entre as pessoas; onde o reconhecimento da diversidade humana esteja garantido como elemento de valor e não como marca social".

Entenda melhor o projeto Educando na Cidadania

No ano de 2005, a coordenadoria geral do Programa Macaé Cidadão iniciou parceria com a secretaria municipal de Educação para pôr em prática o projeto Educando na Cidadania. As múltiplas dimensões do tema “cidadania” seriam objeto de trabalho e de envolvimento de alunos, professores, diretores, funcionários, pais e demais membros da comunidade educativa.

- Fazendo uma retrospectiva, a cada ano são priorizados temas que permeiam a realidade nacional e internacional. Em 2005, o tema foi “Cidadania”, quando houve encontros para os corpos discente e docente das instituições de ensino, tratando de questões referentes à adolescência, ao protagonismo juvenil, às relações e aos valores do cotidiano, além de termos refletido sobre assuntos como “Etica e Sustentabilidade” e a respeito de perspectivas e caminhos para a ação da cidadania - explica Amélia.

Já em 2006, foram promovidos debates e palestras a respeito de sexualidade, juventude, exclusão social, drogas, violência e participação política. “Naquele ano, chamou nossa atenção a engajada e entusiasmada participação dos estudantes”, conta a coordenadora do Macaé Cidadão.

Com a temática “Olhares da Terra”, o projeto Educando na Cidadania – 2007 buscou debater situações que tratam da própria existência humana, contribuindo para a formação da consciência ecológica nas pessoas. “Naquele ano, propusemos promover a sensibilização de que é necessário mudar de atitude, com a finalidade de que sejam disseminados valores referentes à necessidade de se preservar o Meio Ambiente”, conta.

No ano passado, o tema foi “Juventude e Cultura”. Realizaram-se estudos, reflexões e projetos visando tratar e conhecer anseios, desejos e motivações do jovem. “Neste sentido, iniciamos maior diálogo com os jovens estudantes, com o objetivo de torná-los protagonistas de sua própria história”, conclui a coordenadora geral do Programa Macaé Cidadão.