Projeto 'Escola Viva' é lançado na Cidade Universitária

06/08/2013 14:23:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Moisés Bruno

Previsão é de que os módulos da capacitação terminem em dezembro

O projeto "Escola Viva" foi lançado na manhã desta terça-feira (6), no auditório da Cidade Universitária. A ação é voltada para a prevenção ao uso de drogas, tendo como público alvo os profissionais da educação. O projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Inserção na Educação da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Cepod), em parceria com a secretaria de Educação. A previsão é de que os módulos da capacitação terminem no mês de dezembro.

Para fazer a abertura do projeto foi realizada a palestra com o tema: “Conceituação sobre Drogas – Aspectos Históricos”, apresentada pelo professor Paulo Henrique Dantas, coordenador do Programa de Estudos em Direitos Humanos (PEDH), do Colégio de Aplicação da Funemac e pela palestrante Nali Soares Almeida, neuropsiquiatra infantil e coordenadora da equipe de Saúde Mental na Atenção Básica da Secretaria de Saúde.

O projeto Escola Viva terá como umas das ações a capacitação, que será implantada com o objetivo de instrumentalizar os profissionais da educação para construírem e manterem um programa de prevenção, inserindo a temática "drogas" no cotidiano escolar via os temas transversais. Os orientadores educacionais, pedagógicos, professores orientadores e diretores de escolas públicas e particulares são o público alvo.

A ação visa ainda, de acordo com a coordenação do Núcleo de Inserção na Educação, da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, estimular os profissionais e somar esforços na busca de soluções para essa demanda das drogas no ambiente escolar.

A capacitação terá a duração de seis meses e, ao final, a escola receberá um selo "Escola Viva" e fará um projeto prevendo ações continuadas no ambiente escolar, que será acompanhado pela equipe da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas. Também estão incluídos no projeto, ações com os alunos e a família.

Mais informações sobre a capacitação poderão ser obtidas na Avenida Presidente Feliciano Sodré, 466/1º andar, Centro Administrativo Luiz Osório. Telefone: 22 2759 0832.

O próximo módulo será realizado no dia 13 de agosto e as inscrições poderão ser realizadas pelo link: http://sistemas2.macae.rj.gov.br:84/escolaviva/. Os assuntos abordados serão: "Fases do desenvolvimento e puberdade"; "Família X Adolescência"; "Vulnerabilidade e potencialidades" e "Adolescentes e proteção no âmbito das Políticas Públicas", que serão apresentados pela equipe do Centro de Referência do Adolescente (CRA). A capacitação também será realizada no dia 22 de agosto.

O projeto "Escola Viva" conta com a parceria da Secretaria de Educação por meio do Programa Saúde na Escola (PSE); subsecretaria de Ensino Fundamental; subsecretaria na Saúde, Esporte e Cultura; Coordenação de Serviço Social da Secretaria de Educação; Colégio de Aplicação; Funemac e Coordenação da Saúde Mental na Atenção Básica.

Programação próximos módulos:

Setembro

Dias: 3 e 12

Hora: 8 horas às 12 horas e 13 horas às 17 horas

Local: Auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Ouro Negro)

Outubro

Dias: 1 e 17

Hora: 8 horas às 12 horas e 13 horas às 17 horas

Local: Auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Ouro Negro)

Novembro

Dias: 12 e 28

Hora: 8 horas às 12 horas e 13 horas às 17 horas

Local: Auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Ouro Negro)

Dezembro

Dias: 3 e 12

Hora: 8 horas às 12 horas e 13 horas às 17 horas

Local: Auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Ouro Negro)