Projeto Fábrica da Cidadania vai beneficiar jovens carentes

26/07/2007 17:55:52 - Jornalista: Equipe Secom

Promover a inclusão social de populações menos favorecidas, utilizando as tecnologias da informação é o objetivo do projeto Fábrica da Cidadania, uma parceria que está sendo firmada entre o governo municipal, através da secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia e o Comitê para a Democratização da
Informática (CDI), a maior Ong de Inclusão digital do mundo. O programa prevê a reciclagem de computadores doados e a instalação nas comunidades, utilizando a informática para fomentar a democracia, a promoção da cidadania e o acesso aos meios de comunicação.

O secretário executivo de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, esteve nesta segunda-feira (22/07) com o diretor executivo do CDI, Rodrigo Baggio, na sede da Ong, no Rio de Janeiro. Segundo Guto, através do projeto as empresas doam os computadores que serão levados para a Fábrica da Cidadania, locais onde jovens em situação de vulnerabilidade social, orientados por técnicos aprendem a reformar os micros. Assim eles conseguem reaproveitar o hardware e os participantes ganham, ainda, novos
conhecimentos.

– Estaremos oferecendo capacitação para os jovens, e os computadores serão montados e colocados na comunidade viabilizando o acesso à internet. Vivemos na terceira revolução industrial, que é a revolução da informação, em que a informática e a internet cumprem um papel essencial de capacitação – disse Guto.

No programa, os jovens reaproveitam os computadores que normalmente seriam
descartados e produzem diversos benefícios, entre eles, reduzir o lixo tecnológico, além de produzir novos computadores e a geração de trabalho e renda. Os participantes da Fábrica da Cidadania têm a opção se serem também os monitores, nas salas de computação instaladas nas comunidades de baixa renda, em centros comunitários, entidades de classes, grupos religiosos, associações de moradores, e em residências da periferia.

O CDI está presente em 21 estados e em nove países. Trata-se de uma organização não-governamental, que desde 1995, desenvolve o trabalho de promover a inclusão social utilizando a tecnologia da informação em benefício dos projetos que atendem às comunidades de baixa renda.