Projeto Gestado na Incubadora Macaé ganha prêmio da Shell

01/11/2016 17:37:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT) é o órgão municipal gestor da Incubadora

Um dos projetos gestados na Incubadora de Empreendimentos Tecnológicos de Macaé, a Interatos Negócios Sociais foi um dos três ganhadores do Prêmio Shell Iniciativa Empreendedora deste ano. Dos 550 empreendimentos inscritos, a Interatos foi a única representante de Macaé nas etapas finais e apenas ela se incluía no segmento Responsabilidade Social. Os projetos desenvolvidos no Programa de Incubação da prefeitura recebem, desde julho, consultorias e mentorias do Sebrae, além de acompanhamento auxiliar de servidores do Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT), órgão gestor da Incubadora.

Os primeiros objetivos do Programa Shell Iniciativa Empreendedora são oferecer soluções individualizadas para empreendedores em diferentes fases de estruturação para que eles se capacitem para organizar um plano de negócios. Neste ponto, entrou o espírito empreendedor da especialista em plantas medicinais da Mata Atlântica e do Serrado, Shizue Tamaki, que se propôs a ir além do acompanhamento que recebia na Incubadora, passando a frequentar ainda as aulas do Programa Shell aos sábados. Desta forma, o Iniciativa Empreendedora veio fortalecer a política pública de fomento ao empreendedorismo de Macaé, somando forças à Incubadora.

Mas além desses, o programa visa captar voluntários interessados na temática do empreendedorismo sustentável. Desta vez, foi a iniciativa de Nélia Quaresma, assessora que atua na Incubadora, que fez a diferença. Ela se inscreveu como mentora voluntária e foi aprovada pela Shell, passando a acompanhar a Interatos em cada fase do programa, dentro e fora do IMCT.

A Interatos Negócios Sociais é uma Microempreendedora Individual (MEI) criada para promover a integração dos valores humanos com as realizações pessoais e profissionais, oferecendo produtos e serviços relacionados a flores e plantas medicinais. A matéria-prima utilizada por ela é orgânica e obtida por meio de parceria com produtores rurais da Região Serrana de Macaé, em especial a Associação de Produtores Rurais do Rio São Pedro e a Associação dos Produtores Rurais da Serra da Cruz. A empresa oferece aos agricultores orientação técnica para certificação de orgânicos. Estas propostas são a base para a sustentabilidade do negócio.

Outra preocupação do empreendimento é a educação e a reeducação para ações voltadas para a sustentabilidade do planeta e da própria humanidade. Um dos serviços voltados para a saúde é uma cartela de produtos que envolvem flores e plantas medicinais. O cliente também pode escolher entre cursos, oficinas ou orientação sobre: produção de flores e plantas medicinais, agricultura biodinâmica ou ações sociais. A Interatos dispõe ainda, em seu espaço terapêutico para visitação na serra macaense, um Jardim Medicinal. Estes jardins também são uma proposta de serviço. Eles podem ser instalados dentro de empresas e utilizados para terapia laboral (sensações - visão, olfato, tato e paladar), produto inédito em nossa região. A esses clientes a Interatos apresenta o inovador conceito FIB – Felicidade Interna Bruta, associado à potencialização dos valores humanos no mundo produtivo.

Por tanta criatividade, planejamento e esforço pessoal, a MEI Interatos conquistou o terceiro lugar de 2016, em cerimônia no dia 27 de outubro, no Royal Macae Palace Hotel, no bairro Cavaleiros. "Nosso objetivo maior é o bem-estar das pessoas, que são a base da funcionalidade de qualquer organização, desde a pessoal até a empresarial. Considero que o trabalho de mentoria da Nélia e o apoio da Incubadora de Empreendimentos Tecnológicos de Macaé foram fundamentais", diz Shizue Tamaki.

Nélia Quaresma avalia que o prêmio foi resultado da iniciativa de uma empreendedora que está sempre buscando algo mais. "Eles já estão com novidades, vendendo flores comestíveis, plantas em vasos autoirrigáveis, dando treinamento em hotéis e restaurantes e até em escolas de Educação Básica. Eu acredito que as oito atividades do Sebrae oferecidas na Incubadora neste semestres e seu ambiente de coworking estimulam muito estas ações arrojadas", ressalta.