Projeto Lagomar: obras da primeira etapa continuam

10/07/2008 16:42:26 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura, por meio da secretaria de Obras (Semob), continua as obras da primeira etapa do Projeto Lagomar e está instalando as redes de drenagem nas ruas W26 e W28, com manilhas de 1,20m de largura. Também está sendo instalada a rede de esgoto dessas ruas em direção a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Engenho da Praia. As redes de drenagem dessas ruas, como as já instaladas no Lagomar, serão interligadas às outras já instaladas no bairro e direcionadas ao Canal Macaé/Campos.

Com a implantação dessas redes, mais de 90% das obras da primeira etapa do Projeto Lagomar estarão concluídas. Na W5, a principal via do bairro, as obras estão paradas na altura dessas duas ruas, aguardando a instalação dessas redes. Após isso, as ruas serão pavimentadas.

Ao mesmo tempo em que realiza obras de infra-estrutura no Lagomar, a secretaria de Obras instala redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto e pavimentação de ruas. No bairro já foram investidos R$ 30 milhões. Agora, a prefeitura inicia obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro, que está sendo construída em terreno ao lado da ETE do Engenho da Praia. O secretário de Obras, Mário Bucker, informou que a localização dessa ETE no Engenho da Praia visou a preservação da área onde o bairro está situado, em área do Parque Nacional de Restinga de Jurubatiba.

- Até o final deste ano, a prefeitura vai investir mais R$ 8 milhões no bairro, com a construção da ETE, de dez elevatórias e na passagem da rede de esgoto, de forma não impactante, sob a Rodovia Amaral Peixoto, direcionando o esgoto do bairro ao módulo da ETE do Lagomar, no Engenho da Praia, disse o secretário

De acordo com o secretário de Obras. a ampliação da ETE do Engenho da Praia, que hoje tem capacidade para receber o esgoto de até seis mil pessoas, vai tratar o esgoto de mais de 21 mil pessoas residentes no Engenho da Praia e no Lagomar, podendo ser ampliada, futuramente, acompanhando o crescimento dos dois bairros.