Projeto Literarte promove integração entre escolas na Veríssimo de Melo

05/11/2008 16:59:45 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Cerca de 40 escolas da rede municipal de ensino apresentaram, nesta quarta-feira (5), seus trabalhos culturais, como teatro de fantoches, danças e maquetes. O projeto Literarte - culminância de todos os projetos de literatura e artes - tem com um de seus objetivos a integração entre as escolas. O projeto é uma realização da secretaria de Educação de Macaé, e ocorreu na praça Veríssimo de Melo.

Creches, educação infantil, ensino médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA), participaram da Literarte. Os vencedores do concurso de frases sobre a devolução dos livros didáticos foram premiados durante o evento.

Segundo a equipe pedagógica do sexto ao nono ano, que coordena o Literarte, outros objetivos do projeto são promover as habilidades dos alunos no desenvolvimento das linguagens artísticas (música, teatro, dança), além de oportunizar a interdisciplinaridade.

- Além disso, com o evento pudemos favorecer o estabelecimento das interfaces propostas pelo caderno de orientação curricular. Cada escola ficou com um estande, onde pôde apresentar seus trabalhos, que foram apresentados pelos alunos ao longo do ano. Entre os temas estavam autores como Machado de Assis, Cecília Meireles, além de trabalhos sobre a Família Real e a Imigração Japonesa, entre outros, explicou a equipe.

No palco, foram premiadas as três alunas vencedoras do concurso de frases sobre a devolução do livro didático. “Realizamos este concurso desde o início do ano. É uma forma de incentivo à comunidade escolar para a boa utilização, conservação e devolução do livro didático. Com isso, as crianças aprendem a cuidar e utilizar o livro, e depois entregá-lo a outra pessoa”, explicou a coordenadora do Programa Nacional do Livro Didático (Pnld) em Macaé, Rose Mary Tomaz.

Em primeiro lugar ficou Luiana Camila Furtoso de Azevedo, da escola Maria Izabel Damasceno Simão, com a frase “O livro didático é um baú com tesouros a serem descobertos”. Para a jovem, foi uma surpresa saber que ganhou o concurso. “Não esperava ficar em primeiro, fiz a frase sem essa intenção. Quando entraram na minha sala e falaram que ganhei, fiquei em choque, não acreditei. Minha família sempre me incentiva a cuidar dos livros e acho que o livro é uma riqueza, que merece ser guardado”, explica Luiana.

Em segundo lugar ficou Camila de Souza Colombo, da escola Professora Sandra Maria de Oliveira, com a frase “Com o livro didático faço a minha história”. E em terceiro, da escola Ivete Santana Drumond de Aguiar, que criou a frase “O livro nos traz o saber, cuidar dele é nosso dever”.