Projeto para melhorar o corredor da Barra já está em estudo

13/10/2009 15:00:41 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Robson Maia

Iniciativa já prevê o aumento do trânsito devido a ampliação do Aeroporto e as novas descobertas do pré-sal na região

A secretaria de Mobilidade Urbana inicia esta semana levantamento na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) no trecho entre o Aeroporto de Macaé e a localidade do Nova Holanda, na Barra de Macaé, visando melhorar o tráfego de veículos. A iniciativa já prevê o aumento do trânsito devido a ampliação do Aeroporto e as novas descobertas do pré-sal na região, que deverão aumentar ainda mais o fluxo de trabalhadores na Bacia de Campos.

A Infraero já aprovou a verba do governo federal de R$ 120 milhões para obras de melhoria do Aeroporto, já prevendo aumento da demanda devido ao pré-sal. A informação foi passada pelo superintendente do Aeroporto, Hélio Batista. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, a ampliação do Aeroporto de Macaé, deverá acarretar movimento maior ainda no ‘corredor da Barra’.

- Como já fizemos e estamos fazendo no trecho da Lagoa-Imboassica para desafogar o trânsito, vamos iniciar estudo no trecho até a Nova Holanda para avaliarmos quebra-molas, cruzamentos e estacionamentos ao longo da via. A intenção é melhorar o fluxo de veículos que trafegam pelo local e intensificar também o uso da Linha Azul, desafogando o trânsito no local -, destacou Jorjão Siqueira.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, serão realizados encontros com comerciantes da área para evitar os estacionamentos irregulares que acabam impactando o trânsito de veículos.

- Já nos reunimos com o gerente de Transporte Aéreo da Petrobras e o superintendente do Aeroporto para discutirmos as questões de trânsito, principalmente pelo transporte de passageiros para as plataformas. O horário mais utilizado é entre 6h e 9h, quando as condições de visibilidade são melhores para isso. Estamos propondo estudo para a implantação de uma rotatória na saída do Aeroporto em direção a Linha Azul. Isso evitaria o impacto no corredor da Barra -, completou.

No trecho da Lagoa-Imboassica a intenção é evitar o cruzamento de veículos na Rodovia durante os horários de maior movimento de trânsito, de manhã e no final da tarde. Outra medida – que deverá ser iniciada ainda este mês – é a utilização de quatro pistas da RJ-106 até a Lagoa. “Seriam duas pistas nos dois sentidos, onde os ônibus utilizariam uma via expressa. Estamos discutindo isso com o DER-RJ e a Petrobras”, disse Jorjão Siqueira.