Projeto Piloto estimula o servidor à prática de uma vida saudável

27/08/2009 14:12:16 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Foto: Ana Chaffin

Evento contou com diversas atividades como palestras de ações educativas

Com objetivo estimular e assegurar ao servidor municipal a possibilidade de melhorar sua qualidade de vida, a prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Saúde e do Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Paist), promoveu o “Projeto Piloto”, nesta quinta-feira (27), no auditório do Colégio Estadual Matias Neto. O evento contou com diversas atividades como palestras de ações educativas de conscientização e motivação, além de avaliação médica com clínico geral.

- É comprovado cientificamente que adquirir hábitos saudáveis colabora para diminuição dos fatores de risco no desenvolvimento de doenças como a diabetes, hipertensão, infarto e a obesidade. Nosso intuito é incentivar a conscientização a fim de promover a qualidade de vida através de mudanças nos hábitos, como a prática de exercícios físicos, alimentação saudável e controle de estresse, explicou o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso.

Segundo a técnica de enfermagem do Paist, Inez Maria Abicallil, o servidor será agendado para uma consulta de enfermagem e receberá encaminhamento para fazer exames laboratoriais, eletrocardiograma, avaliação psicológica e ergonômica. “O servidor será consultado por um médico do programa, avaliado, encaminhado para Nutrição - se necessário- e para a avaliação física que será realizada no Cemeaes”, explicou.

- Este projeto é fundamental para nós servidores.É por meio de atividades educativas que as pessoas absorvem o conhecimento e capazes de passar informações para as outras. Além de estar cuidando da nossa saúde é uma excelente oportunidade de conhecer colegas de outras secretarias. É um projeto rico de informações além de incentivar à prática da leitura, que é a ‘Ciranda do livro”, disse a gerente do Centro de Atenção Psicossocial, Maria Luiza Quaresma.

A abertura ficou por conta da palestrante e dentista Camila Gonçalves, que explicou sobre as principais doenças e prevenção bucal, a ocorrência das cáries e os sinais da gengiva. A palestra “Prevenir é mais fácil que curar”, tem a missão de prevenir das doenças causadas pelas bactérias que se alimentam dos alimentos ingeridos, principalmente pelo açúcar, que produz o ácido.

- A cárie começa sempre na parte de fora do dente, como uma mancha branca.Quando não escovamos o dente corretamente os dentes, os restos de alimentos ficam perto da gengiva, podendo causar inflamação, enfatizou a dentista.

Camila ressalta ainda, se a pessoa não fizer higiene bucal adequadamente a inflamação da gengiva atinge o osso e os dentes vão tendem a ficarem moles. É por esse caminho que a infecção do dente se espalha para outras partes do corpo.