Projeto Rio Limpo ganha mais adeptos

28/09/2009 11:06:13 - Jornalista: Lourdes Acosta

O Projeto que coleta lubrificante usado pelas embarcações pesqueiras tem ganhado mais apoio dos pescadores. O “Rio Limpo”, que consiste em recolher o óleo queimado em dois pontos da hidrografia macaense é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Associação Mista e a Colônia de Pescadores.

A coleta é feita na desembocadura do Rio Macaé - no Mercado Municipal de Peixes e no Canal Macaé - Campos, na altura da Nova Brasília (Barra de Macaé). Nesses locais foram afixados barris com capacidade para abrigar cerca de 200 litros do óleo usado pelos barcos que navegam na região. Os pescadores depositam o resíduo e os monitores ambientais da Semma retiram o produto e entregam para empresas credenciadas, que por sua vez, encaminham para reutilização nas indústrias.

- Essa parceria com os pescadores é muito importante porque gera responsabilidade socioambiental. O maior destaque do projeto Rio Limpo é a preservação ambiental. Se o óleo queimado é despejado nos rios e canais, poderá provocar a mortandade dos peixes e crustáceos, pois o resíduo gorduroso se fixa nos manguezais, onde a vida marinha se reproduz. Por isso, contamos também com o apoio da categoria para salvar nossos rios – diz o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz.

O óleo queimado das embarcações que antes era jogado nos rios, hoje é reciclado, reaproveitado e reutilizado.

De acordo com o monitor ambiental do setor de Resíduos da Semma, Arquimedes Batalha, a partir do trabalho de coleta e da conscientização dos pescadores, a vida ambiental marinha e o sustento da categoria estão garantidos.

- Com este trabalho que executamos em parceria com a Associação Mista e a Colônia de Pescadores, asseguramos não só a vida marinha como também o sustento das famílias dos pescadores e o pescado na mesa da sociedade macaense. Além disso, estamos preservando nosso meio ambiente – explica, acrescentado que cada dia o projeto ganha mais adeptos.