Projetos do Fumdec beneficiam área farmacêutica

07/07/2009 16:16:36 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Robson Maia

Centro é uma obrigatoriedade para a instalação da farmácia na Cidade Universitária

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentou ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) o projeto “Centro Universitário de Tecnologia de Medicamentos”. O objetivo é promover a construção de uma farmácia de manipulação para fornecer medicamentos, cosméticos e produtos de limpeza à população - produtos 100% naturais.

Segundo o presidente do Fumdec, Francisco Navega, o Centro é uma obrigatoriedade para a instalação da farmácia universitária, possibilitando assim o bom andamento para a composição dos cursos de Farmácia e Medicina em Macaé, na Cidade Universitária. “A vinda desse laboratório, que deve ser posto em funcionamento em um ano, facilitará com condições favoráveis que a Indústria Farmacêutica Hebron, da cidade pernambucana de Caruaru, comece a produzir em Macaé”, assegura ele.

Navega acrescenta que essa indústria nordestina já se mostrou com interesse em instalar-se no município. “Com o desenvolvimento e a realização do projeto da UFRJ, a Hebron iniciará seus trabalhos em Macaé de modo mais rápido, empregando, inclusive, cerca de 200 pessoas com mão-de-obra proveniente da própria universidade”, garante o presidente do Fumdec.

Escola Técnica Agrária

De acordo com ele, os dois projetos – o Centro Universitário de Tecnologia de Medicamentos e a vinda da Indústria Farmacêutica Hebron para Macaé -, junto com outra idealização que é a inauguração da Escola Técnica Agrícola, de Córrego do Ouro, irão possibilitar a produção de plantas medicinais e fitoterápicas no município.

- Dessa forma, nossas propriedades rurais iriam produzir tais insumos e matérias primas para a indústria fitoterápica, de maneira a fixar a mão-de-obra através de uma devida tecnologia de ponta utilizada no campo, no interior de nossa cidade, evitando ainda o êxodo rural – conta Navega.

Há possibilidades de este centro fazer parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com o Serviço Social da Indústria (Sesi), além de também ter acordos técnicos com o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT). “Todos os acordos e parcerias contribuiriam para efetivar o controle de qualidade e equivalência farmacêutica para se suportar tais atividades”, completa o presidente do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social.