Projetos na FeMASS levam estudantes a Encontro de Modelagem Computacional

04/12/2008 15:36:27 - Jornalista: Graziele de Marco

Desenvolver a pesquisa é um dos desafios da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) em seus 6 anos de existência. Nesse caminho, o desenvolvimento de projetos semestrais, que são parte da metodologia de avaliação, é importante ferramenta usada pela administração da instituição. Apesar de tímidos, os resultados do esforço dos professores e da coordenação começam dar fruto. Um grupo de estudantes acaba de retornar do XI Encontro de Modelagem Computacional, realizado em Volta Redonda, onde apresentaram o trabalho Reconhecimento de Imagens utilizando Redes Neurais e Artificiais.

Baseado nos resultados encontrados durante as pesquisas realizadas para a apresentação do projeto semestral, o trabalho teve a participação de seis alunos da FeMASS, que se mostraram surpresos com a escolha de seu artigo para apresentação. “Foi legal termos sido aceitos. Ficamos maravilhados ao chegar no evento e encontrarmos diversas instituições grandes e renomadas e, ao mesmo tempo, nos sentimos orgulhosos de estar representando a FeMASS. Sem dúvida, mostra que estudamos em uma instituição de qualidade”, disse Onair José Laudelino Barbosa Alves, aluno do 5º período de Sistemas de Informação.

O estudante ressaltou a importância dos projetos semestrais para o desenvolvimento do artigo apresentado. “Tenho feito a pesquisa desde início da faculdade, no entanto, só após entrar em contato com o professor Anderson Alvarenga surgiu a idéia de apresentá-lo no Encontro. Sem dúvida, o projeto semestral foi fundamental para que chegássemos ao ponto de participar no evento”, frizou Onair, lembrando que graças a esse modelo de avaliação semestral teve a oportunidade de ampliar seus horizontes em relação à Tecnologia da Informação. “Para mim, estudar aqui é ter a oportunidade de explorar a área científica e aprender coisas que não seriam possíveis no mercado de trabalho”.

Também participante do grupo que apresentou o artigo no XI Encontro de Modelagem Computacional, João Victor Barbosa, do 2º período de Sistemas de Informação, comentou como foi participar do evento. “Tivemos a oportunidade de conhecer outras pessoas e outras pesquisas que estão sendo realizadas, e foi bom. De todas as instituições presentes, a FeMASS era a mais nova e isso foi interessante. A partir da agora pretendemos continuar nossas atividades e participar de outros congressos e encontros”.

Para a vice-diretora da Faculdade Municipal, Nilza Maria de Almeida, a participação dos estudantes marca o início do reconhecimento da FeMASS como instituição de ensino e pesquisa. “Em primeiro lugar é importante ressaltar que a realização dos projetos semestrais foi importante para o desenvolvimento da pesquisa. Esses trabalhos são feitos semestralmente por nossos alunos, em grupos multidisciplinares. Em segundo lembrar o esforço que tem sido feito pelos professores e pela administração da FeMASS. Esse é o início do resultado que esperávamos e tem os certeza que mais alunos irão despontar na área científica”.

Os projetos semestrais realizados pelos alunos da FeMASS são apresentados semestralmente durante a semana de Projetos. Esse semestre o evento está sendo realizado de 1º a 13 de dezembro e terá a apresentação de cerca de 150 projetos. A entrada é gratuita. Quem tiver interesse em assistir às apresentações pode conferir a programação no site www.funemac.edu.br.