Projovem Urbano com inscrições prorrogadas até dia 23

03/03/2015 09:22:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foram prorrogadas até o dia 23 as inscrições para o ProJovem Urbano. O programa é uma oportunidade para jovens de 18 a 29 anos que ainda não possuem o Ensino Fundamental. Além de concluir os estudos e aprender uma profissão, os participantes irão receber uma bolsa auxílio de R$ 100,00. O período para conclusão do curso é de 18 meses. As aulas também serão iniciadas no dia 23.

Os interessados ainda podem se inscrever na sede da secretaria de Educação, sala 216, situada na Rua Antero Perlingeiro, 402, Centro. O cadastro também é realizado nas unidades municipais Professor Samuel Brust (Barra), Cláudio Moacyr de Azevedo (Aeroporto) e Paulo Freire (Lagomar) e no portal da prefeitura.

No ato da matrícula, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, histórico escolar, declaração de escolaridade e uma foto 3x4. Caso não tenha a documentação escolar, o interessado pode fazer um teste de proficiência em leitura e escrita.

O Projovem Urbano de Macaé está promovendo novas oportunidades de vagas em iniciação profissional na área de Estrutura e Reparo, com ênfase em elétrica e automação. De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a etapa ministrada por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos é integrada à qualificação profissional e ao desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania, na forma de curso.

O Projovem Urbano é um programa do Governo Federal de iniciação profissionalizante. Com uma equipe de profissionais capacitados, o curso, que funciona no turno da noite, tem o objetivo de atender, principalmente aos que trabalham durante o dia e não tiveram oportunidade de concluir os estudos em tempo regular.

Ao finalizar o curso, o aluno terá garantida a conclusão de todas as etapas do Ensino Fundamental. As aulas ministradas por profissionais que atuam na rede municipal vão acontecer nos Colégios Cláudio Moacyr de Azevedo e Professor Samuel Brust, no turno da noite. O programa é uma parceria com o Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi).