Pronasci: inscrições abertas para projeto Protejo

07/01/2009 14:42:23 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

As inscrições podem ser feitas das 9h às 12h e das 13h às 17h, no Ciep da Aroeira

Terminam, nesta quinta-feira (8), as inscrições para o projeto Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo), do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. O projeto é fruto de mais uma parceria entre a prefeitura, o Governo do Estado e o Governo Federal. Para Macaé, estão destinadas 150 vagas para jovens moradores dos bairros Malvinas e Botafogo, bairros que são os primeiros trabalhados pelo Pronasci. A lista final com os nomes dos selecionados será divulgada no próximo dia 16.

- O Protejo faz parte das ações do Pronasci em Macaé, e é o primeiro trabalho que estamos desenvolvendo no enfrentamento da violência dentro deste projeto. Ao todo, serão seis localidades de Macaé atendidas pelos projetos do Pronasci, disse o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada do município, coronel Edmilson Jório.

As inscrições podem ser feitas das 9h às 12h e das 13h às 17h, no Ciep da Aroeira. O principal objetivo do projeto é despertar o interesse do jovem para a ampliação de seu leque de conhecimentos e oportunidades. A carga horária total é de 800 horas, distribuídas, semanalmente, de segunda a sábado. O projeto será realizado de 19 de janeiro a 31 de julho, com cerca de quatro horas por dia. Os jovens matriculados receberão uma bolsa de formação no valor de R$ 100 mensais durante o período em que estiverem inscritos no protejo.

O projeto está sendo desenvolvido em 18 territórios contemplados pelo Pronasci. Os jovens terão a oportunidade de fazer cursos de qualificação para o trabalho e atividades de formação cidadã. Para participar, é preciso ter entre 15 e 29 anos e ser morador de um dos dois bairros. A prioridade nas vagas é para o jovem que estiver em situação de vulnerabilidade social, de risco ou de violência doméstica ou urbana, conforme as diretrizes nacionais do Pronasci, e possuir renda familiar de até dois salários mínimos.

No ato da inscrição, cada aluno deve apontar duas áreas de interesse de cursos, que serão ministrados pelo Senac. São oferecidos cursos em seis áreas – Turismo (monitor turístico), Cultura e Lazer (agente de eventos comunitários, animador de eventos, recreador comunitário, DJ e assistente de produção), Beleza (manicure, maquiagem básica e maquiagem de caracterização, corte, escova e saúde estética do cabelo), Administrativa (auxiliar administrativo, auxiliar de escritório e almoxarifado), Gastronomia (garçom/garçonete e cumim) e Hotelaria (camareira/arrumador).

Presente em 73 municípios na área de entorno de 11 capitais brasileiras, o Pronasci terá a duração de quatro anos. O programa prevê investimentos de R$ 6,7 bilhões para todo o país, que serão aplicados em ações específicas para cada comunidade. Em Macaé, além de Malvinas e Botafogo, o Pronasci será levado às localidades de Nova Holanda, Campo do Oeste, Novo Horizonte, Fronteira e Lagomar. O Pronasci prevê ainda a implantação nas comunidades de espaços culturais, pontos de leitura e de inclusão digital, além de atividades de esporte e lazer.