Pronta Ação e Cevas promovem limpeza em duas construções inacabadas

05/04/2024 11:45:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Divulgação

A ação aconteceu nos bairros do Pecado e Vivendas da Lagoa

A Prefeitura de Macaé, por meio da Coordenadoria de Pronta Ação da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade em parceria com a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), realizaram, na última quinta-feira (4), mais uma ação integrada de combate à dengue. Desta vez, as equipes atuaram em duas construções inacabadas nos bairros do Pecado e Vivendas da Lagoa com limpeza, retirada de entulhos e tratamento de depósitos com água acumulada.

Segundo o coordenador da Pronta Ação, César Romero Guimarães, a operação integrada foi um atendimento a um processo administrativo da Procuradoria Geral do Município, movido por meio de denúncias de moradores no entorno dos imóveis.


“Montamos uma força-tarefa para realizar a limpeza dos espaços e tratamento. Encontramos em um dos imóveis uma piscina abandonada há anos e muitos entulhos espalhados pela construção. Foram 12 toneladas de resíduos recolhidos, com um auxílio de caminhão caçamba e uma retroescavadeira”, disse.

O coordenador ressaltou que todo trabalho foi acompanhado pela presidente da Associação de Moradores do bairro. “Era uma preocupação dos moradores, já que as condições dos imóveis representavam um grande problema de saúde pública. Os proprietários foram localizados e notificados para que deem seguimento na limpeza e manutenção das edificações”, frisou César.

O gestor da Cevas, Luan Campos, reforça que o trabalho no controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, depende de toda sociedade. “Conforme nossos levantamentos atuais, 92.5% dos focos são encontrados em imóveis. Essa ação integrada é fundamental para atuarmos em locais críticos, com depósitos amplos, onde nosso acesso se encontrava restrito. Nesta atuação encontramos muitos resíduos e depósitos com larvas que serão identificadas em laboratório. Realizamos o tratamento preconizado com biolarvicidas e reiteramos a necessidade de eliminação dos depósitos expostos ao tempo. Colocar em risco a vida de outros pode ser considerado crime contra a saúde pública, a dengue pode matar”, falou.

Solicitações e denúncias

Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.


Fotos Relacionadas