Prorrogadas as inscrições para concurso “Prefeito Mirim”

29/09/2009 18:32:21 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foram prorrogadas por mais uma semana as inscrições para o concurso de redação que irá eleger o “Prefeito Mirim” de Macaé. Estudantes das redes pública e privada do ensino fundamental, com idade entre 10 e 12 anos, têm até a próxima sexta-feira (2) para enviar suas dissertações para a direção de sua escola. O vencedor passará uma semana ao lado do chefe do Executivo Riverton Mussi, acompanhando o dia a dia de um administrador municipal. O tema da redação é ‘Minha cidade, minha responsabilidade”.

Cada unidade escolar ficou responsável de encaminhar para a Secretaria de Educação o texto selecionado, digitalizado, em duas vias sem identificação e ficha de inscrição em envelope lacrado, à Coordenação Pedagógica, que está situada no segundo andar da Secretaria de Educação, na Rua Antero Perlingeiro, nº 402, Centro.

As redações serão julgadas por uma comissão composta por professores da rede municipal de ensino. A premiação acontecerá no próximo dia cinco na abertura da Semana da Criança pela Secretaria de Educação que ocorrerá no Parque da Cidade. O vencedor atuará como Prefeito Mirim, despachando e cumprindo compromissos oficiais na cidade junto ao prefeito Riverton Mussi até o dia 12 de outubro, além de receber como prêmio um computador. Os alunos inscritos receberão um certificado de participação.

O objetivo da iniciativa é incentivar o pré-adolescente a pensar a cidade com sua comunidade, sendo ele parte integrante da administração pública, percebendo a necessidade de se posicionar com responsabilidade sobre os rumos da mesma.

Cada aluno poderá participar com apenas um texto, o qual deverá ser dissertativo, em prosa, de 10 a 20 linhas, com a seguinte formatação: Fonte: Times New Roman, Tamanho da Fonte: 12, espaçamento entre linhas: Simples. Não serão aceitas, em hipótese alguma, redações manuscritas.

Segundo a secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia, a iniciativa do concurso partiu do próprio prefeito Riverton Mussi. “Conversávamos sobre um projeto para integrar o jovem às ações políticas do município e o papel de um prefeito na cidade. Por já possuir um projeto semelhante na Câmara Municipal por meio da “Câmara Mirim” decidimos que o concurso seria uma boa maneira de levarmos essa proposta”, explicou a secretária.

O projeto Câmara Mirim foi criado em 2005 pela então segunda-secretária da Câmara, Marilena Garcia com o objetivo de formar jovens informados sobre a política do município. Os parlamentares mirins, com idades entre 12 e 15 anos, foram eleitos pelos estudantes de suas escolas e seus mandatos terminaram no final do ano passado. A Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Câmara de Macaé foram parceiras no programa e estudam a possibilidade de dar continuidade ao projeto.