Prossegue abertura do canal de deságue do Novo Cavaleiros

05/04/2010 11:15:11 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

A água recolhida será direcionada ao canal que corta o bairro e seguirá para a estação elevatória

A prefeitura de Macaé, prosseguindo as ações no Novo Cavaleiros com o objetivo de dar fim aos alagamentos, continua a abertura do canal que chega à Lagoa de Imboassica, levando a água pluvial do bairro.

Antes da abertura desse canal, no canteiro central da Amaral Peixoto, em frente ao bairro, foram instaladas galerias pluviais e construída uma elevatória que estará diretamente ligada às galerias de águas pluviais do Novo Cavaleiros. Toda a água recolhida será direcionada ao canal que corta o bairro, e seguirá para a estação elevatória e de lá, para a Lagoa de Imboassica, ponto natural de deságue do bairro.

Para melhorar o escoamento do Novo Cavaleiros, o prefeito Riverton Mussi articula parceria para dragagem da lagoa, que faz parte da macrodrenagem do município e é prioridade da prefeitura. Em visita a Macaé, na segunda-feira (29), o então ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc (PT), garantiu ao prefeito que a Lagoa de Imboassica será recuperada em uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal, prometendo utilizar verba do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam) para a obra do canal extravasor, avaliada em R$ 1,5 milhão e para a implantação do tronco coletor, onde também será necessário outro montante de R$ 1,5 milhão.

Durante a visita de Carlos Minc ao município, o prefeito colocou que a despoluição da Lagoa de Imboassica é uma prioridade em seu governo, como a busca de parcerias para a recuperação total. “Vamos realizar a ligação das unidades residenciais com a ETE Mutum, concluir a rede do São Marcos e do Mutum. As redes dos bairros Morada das Garças e Mirante da Lagoa estão prontas”, disse o prefeito.

Sobre a construção do canal que vai conduzir as águas pluviais do Novo Cavaleiros à Lagoa de Imboassica, o secretário de Obras, Tadeu Campos, colocou mais uma vez a importância dessa lagoa para a drenagem pluvial de toda aquela região. Lembrou que todo o município possui quatro saídas para as águas pluviais do centro urbano: Canal do Capote, Fábio Franco, Jesuíta e Lagoa de Imboassica (Zona Sul). “Lembramos que o Novo Cavaleiros recebe a captação da água do São Marcos, Vale Encantado e de toda a bacia do entorno, que totaliza 143 hectares, ou um milhão e 435 mil metros quadrados. A canalização de todo o volume dessa água pluvial para a lagoa vai ajudar na solução do problema de alagamento do Novo Cavaleiros e localidades situadas próximas”, disse o secretário.