Prossegue ampliação do anel viário da cidade

05/06/2009 08:59:31 - Jornalista: Maria Izabel MOnteiro

Investindo R$ 25 milhões, a prefeitura de Macaé prossegue as obras dos 800 metros restantes da Avenida Industrial, que faz parte do anel viário do município. Com essa obra, a prefeitura tem o objetivo de retirar o trânsito pesado do centro da cidade e desafogar o trânsito na Barra de Macaé e ponte Ivan Mundim. As obras são realizadas pela Construtora Oriente, com a fiscalização da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop).

Quando foi elaborado o Plano Diretor de Macaé ficou evidenciada a importância da abertura dessa via de tráfego, para compor o anel viário do município, como forma de diminuir o trânsito no centro da cidade e trazer menos impacto à ponte Ivan Mundim. A primeira fase da obra, no trecho que vai da rotatória da Linha Azul até o final do bairro Jardim Franco, já está concluída.

As obras na avenida continuam, no trecho entre o final do Jardim Franco e o início da Amaral Peixoto, em Cabiúnas. Concluída esta fase, começarão as obras na rotatória na Amaral Peixoto, passagem dessa rodovia e pontes e também a conclusão do canteiro central e do trevo que ligará a avenida Industrial à Linha Azul, para que a via possa ser inaugurada e liberada para o tráfego.

Quando a via estiver concluída, os motoristas poderão cruzar a cidade de um lado a outro sem passar pelo centro. O fluxo de veículos na Barra de Macaé e na ponte Ivan Mundim vai melhorar e, consequentemente, também no centro e outros locais da cidade.

A avenida Industrial terá 20 metros de pista dupla e receberá iluminação entre as duas pistas. Totalizará 3.800 metros e em toda extensão está sendo instalada a rede de escoamento de águas pluviais, com manilhas de 1.000 a 1.200 milímetros. Essa rede de drenagem vai permitir o escoamento das águas pluviais e a durabilidade do asfalto, evitando que, com o tempo e o uso, as poças de água acumulada danificam o trecho asfaltado. A grande importância dessa via é absorver o tráfego pesado de carretas que, hoje, cruzam o centro da cidade, pois a avenida terá estrutura para 45 toneladas, que é padrão do DER.

Vindo de Campos dos Goytacazes ou de outras cidades do Norte Fluminense e Estado do Espírito Santo, os motoristas chegarão ao outro lado da cidade, sem passar pelo centro. A via ligará os bairros do Lagomar e Ajuda ao entroncamento da RJ-106, na saída da Linha Azul, facilitando o acesso à Linha Verde, ao Parque de Tubos e cidades da Região dos Lagos.

Audio

Entrevistado: Tadeu Campos Secretário de Obras
Reporter: Eraldo Manhães