Prossegue curso de Formação Continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

22/06/2009 15:25:16 - Jornalista: Joice Trindade

A palestra “Políticas Públicas, Juventude e a Escola” marcou mais uma etapa do curso de Formação Continuada para os profissionais, que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A programação se estende até o dia 24 de julho com o objetivo de aprimorar os trabalhos desenvolvidos por professores e monitores da EJA.

Segundo a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, a capacitação dos profissionais é mais uma meta cumprida. “A finalidade do curso é contribuir para a formação de jovens e adultos, voltada para a preparação, exercício da cidadania e atuação no mundo do trabalho. Ele propõe metodologias de trabalho, enfatizando cada etapa da Educação, e busca procedimentos e estratégias de ensino”, informou.

Mais de 150 participantes estiveram na primeira palestra do projeto, que foi realizada no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão. A palestra, ministrada pela pedagoga Balade Aref Ayala, apresentou textos e slides que destacaram temas como Democracia, Direitos e Deveres, além do papel do professor diante do processo ensino-aprendizagem.

De acordo com a pedagoga Balade Aref, os profissionais da EJA não podem esquecer de levar às salas de aula todas as possibilidades e perspectivas para o exercício do direito coletivo. A pedagoga da Secretaria de Educação, Sonerline Miguel, afirmou que a adesão dos profissionais e convidados é a prova que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) está no caminho certo.

- Fico satisfeita em ver o retorno dos profissionais, que estão cada vez mais comprometidos diante da Formação Continuada, contando com a participação de técnicos de áreas como Pedagogia, Psicologia e Serviço Social para que os profissionais da EJA tenham acesso a diálogos diversificados, ressaltou.

A coordenadora da EJA, Leila Clemente, ressaltou que o curso e as palestras estão tendo retorno mais do que positivo diante dos profissionais. “Hoje, a secretaria de Educação de Macaé conta com 38 pólos da EJA e cerca de cinco mil alunos, que se mostram empenhados para recuperar o tempo perdido diante dos estudos. A prefeitura está trabalhando em prol da capacitação dos alunos para a formação educacional”, falou.

Cronograma - Durante o curso, que abrange seis módulos e a carga horária de 60 horas os participantes têm acesso a dinâmicas, textos e slides. A EJA tem a proposta de oferecer à comunidade a iniciação e conclusão de seus estudos, tanto na Alfabetização como nos ensinos Fundamental e Médio. O curso é ministrado no turno da noite e abrange sete ciclos, que se estende desde o primeiro segmento do Ensino Fundamental ao Ensino Médio em um período equivalente a três anos e meio.