Prossegue neste sábado a campanha cuidando da nossa praia

25/02/2010 10:00:29 - Jornalista: Lourdes Acosta

Acontece neste sábado (27), a segunda etapa da campanha de conscientização ambiental “Cuidando da nossa praia”, da prefeitura de Macaé, executada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma).

O evento, que visa sensibilizar e conscientizar os freqüentadores da orla marítima macaense quanto aos males causados pelo descarte dos resíduos sólidos que são despejados no solo e na água, conta com a parceria da Rádio Globo Macaé (820 AM) e o apoio da Guarda Municipal, do Conselho de Meio Ambiente (Commads) e do Fórum Permanente da Agenda 21, através da secretaria executiva.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, a primeira etapa que marcou o lançamento de campanha no município foi um sucesso e contou com a adesão de dezenas de pessoas, por isso, será transformada num programa anual de preservação ambiental.

- Após a primeira caminhada que realizamos no último dia 30, vimos que a campanha tem tudo para dar certo. Então, resolvemos consolidar estas ações em um programa anual e permanente. Assim, com o aval do prefeito Riverton Mussi, vamos buscar a adesão da sociedade, dos banhistas, além dos turistas que frequentam as praias para a conservação do nosso ecossistema - disse, completando que nesta segunda etapa haverá também o plantio de mudas na orla.

Sacolas retornáveis – A novidade desta segunda etapa da campanha ambiental é a distribuição de sacolas retornáveis (lixeiras móveis) para que o banhista possa utilizá-la sempre que frequentar as praias de Macaé e recolher seu próprio lixo, que na maioria das vezes é depositado na areia ou no mar.

Praias limpas – Durante a campanha que visa também manter as praias limpas, as equipes de trabalho farão a distribuição de panfletos, onde constam orientações para serem seguidas por todos quanto ao descarte de lixo no mar e na areia que pode prejudicar a vida marinha, a qualidade da água e do solo. Além disso, os participantes vão recolher os resíduos nas areias e na restinga das praias dos Cavaleiros, Pecado e da Lagoa de Imboassica.

O ponto de encontro dos participantes (Semma, Rádio Globo, Agenda 21, Guarda Municipal e Commads) será em frente ao Hotel Mercure, localizado na Praia dos Cavaleiros. No local, haverá o plantio de 10 mudas de árvores nativas e outras manifestações.

Na opinião da professora Maria de Lourdes Ravallet, mestra em Meio Ambiente e membro do Fórum Permanente da Agenda 21, a luta em prol da natureza deve envolver a todos. “Se cuidarmos, agora, e agirmos, localmente, haveremos de preservar o amanhã de nossos filhos. Todos devem entrar nessa luta e não jogar nas areias da praia ou no mar palitos de picolé, canudinhos, copos plásticos e pontas de cigarro e outros resíduos que levam muito tempo para se decompor”, explicou.