Prosseguem as ações de macrodrenagem do Novo Cavaleiros

06/11/2009 14:39:25 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Robson Maia

Bairro já recebeu 970 metros de nova rede de águas pluviais

As ações do Programa Água Limpa no Novo Cavaleiros, envolvendo a macrodrenagem do bairro, com o objetivo de acabar com os alagamentos, prosseguem. O bairro já recebeu quase mil metros de novas galerias retangulares da rede principal de drenagem do bairro, totalizando 970 metros, além dos poços de visita (PVs).

Esta semana, as intervenções na localidade continuam sendo realizadas nas proximidades das ruas Netuno e Saturno, onde a rede já instalada está sendo ligada à rede instalada do outro lado da linha férrea, dando prosseguimento às ações de drenagem do bairro.

Segundo informou o engenheiro José Manoel Sá Gonçalves, da Contagem Construção e Serviços, empresa responsável pelas obras no bairro, que têm a fiscalização da secretaria de Obras Públicas (Semop), tão logo esteja concluída essa ligação, as obras de instalação da rede principal de drenagem terá continuidade, ao mesmo tempo em que começará a ser instalada a rede secundária , para que sejam concluídas as ações de macrodrenagem do bairro.

- Estamos interligando todas as galerias da rede principal já pronta e também isolando a rede antiga, sem condições de absorver o fluxo das águas pluviais do bairro, causando os constantes alagamentos. Vamos iniciar a rede secundária para concluir a macrodrenagem do Novo Cavaleiros, disse o engenheiro José Manoel.

Orçadas em R$ 29 milhões, as intervenções no Novo Cavaleiros vão chegar a 1,6 milhão de metros quadrados de área dentro da localidade. As ações devem estar concluídas no início do próximo ano, chegando à vazão de dez mil litros de água pluvial por segundo com o término dos serviços.

Sobre a importância das obras na localidade, o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, lembrou que as obras são necessárias porque o manilhamento antigo não suportava mais a vazão de água e porque o bairro vem crescendo muito, acompanhando o crescimento de Macaé. “O Novo Cavaleiros uma grande bacia receptora de águas, recebendo o deságüe do São Marcos, Vale Encantado e de toda a bacia do entorno, totalizando 143 hectares, ou um 1,4 milhão de metros quadrados”, disse Tadeu Campos.

O secretário colocou também que, depois das obras concluídas, a água recolhida no Novo Cavaleiros será direcionada para o canal que corta o bairro, seguindo para a estação elevatória.

- Além das novas galerias de águas pluviais, o bairro recebeu uma nova elevatória, já construída no canteiro central da Rodovia Amaral Peixoto e que estará diretamente ligada às galerias de águas pluviais no bairro, direcionando a água recolhida para a Lagoa de Imboassica, ponto natural de vazão do bairro, disse Tadeu Campos.