Prosseguem as obras de infraestrutura na Nova Esperança

07/05/2014 18:58:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Flávio Sardou

Urbanização contempla também a construção de três “piscinões” para escoamento de águas pluviais.

O projeto de urbanização do bairro Nova Esperança, que foi dividido em três bacias geográficas, está com 50% das intervenções concluídas na primeira fase (bacia 1). As melhorias na comunidade são resultado de parceria entre a prefeitura e o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades.A previsão para finalização de toda a obra é o segundo semestre de 2015.

A urbanização contempla também a construção de três “piscinões” para escoamento de águas pluviais.

As obras começaram em julho de 2013 e são financiadas pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. O valor total é de R$ 48.482.952,10, com contrapartida de R$ 5 milhões da prefeitura. O projeto de urbanização faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e incluem construção de redes de águas pluviais e de esgoto, pavimentação de ruas, construção de minivila olímpica, escola, creche, área de lazer, unidade básica de saúde, abastecimento de água, construção de 492 unidades habitacionais, atendendo moradores que residiam em áreas de risco, entre outras intervenções.

Na primeira fase das ações, já foram contempladas com pavimentação, as ruas Ayrton Senna, João Batista, Boa Vista, Pinheiros Azevedo, parte de rua Nova Esperança e Sergipe (em andamento).

Moradora do bairro há 40 anos, Aldineia Tavares de Aquino, de 61 anos, vê com esperança e alegria sua rua que será pavimentada.

- Já vi minha casa com água até o teto, não acreditava que um dia iam fazer algo por nós, mas hoje tenho esperança – aponta a moradora da rua Medeiros, que está inclusa na pavimentação, ainda nessa primeira fase.

O projeto prevê também a criação de acessibilidade ao bairro Nova Esperança, com a urbanização da Rua Medeiros, trecho que liga a ponte localizada atrás do Estádio Cláudio Moacyr até a Linha Azul. Atualmente, o Nova Esperança é uma grande ilha e a obra irá proporcionar acessibilidade à comunidade. Para captar e tratar o esgoto do bairro será construída uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).



Piscinões

O primeiro, dos três piscinões programados para o bairro, está em fase de concretagem da estrutura e possui 25 metros de largura, 45 metros de comprimento e 3,30 metros de altura. A área vai acumular três milhões de litros de água da chuva e bombear dois milhões de litros, que serão escoados para o Rio Macaé.

O segundo piscinão terá a mesma estrutura do primeiro. Já o terceiro, ocupará uma área de 21,50 metros de largura, 21,50 metros de comprimento e 3,50 metros de altura.

Com apenas cinco meses de obras, o primeiro piscinão passou por testes em dezembro de 2013. O piscinões, que estão abaixo do nível do mar, visam diminuir o risco de alagamento, ajudando a minimizar o impacto da chuva no bairro.


Fotos Relacionadas