Prosseguem as obras de infraestrutura no Nova Holanda

02/07/2009 17:20:18 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Ações da prefeitura no bairro têm como objetivo a melhoria da qualidade de vida dos moradores

A prefeitura de Macaé continua as ações na localidade de Nova Holanda, com obras de infraestrutura que começaram em 12 de maio e incluem drenagem, esgotamento sanitário, complementação na rede de água potável, pavimentação de todas as ruas e serviços complementares. As obras são realizadas com recursos próprios da prefeitura, com custo total de R$ 35.444.130,68.

Segundo informações do engenheiro Marcos Vinícius Campos, da Construsan Serviços Industriais Ltda, empresa responsável pelas obras, que são fiscalizadas pela secretaria de Obras Públicas (Semop), continua sendo instalada a rede de drenagem de águas pluviais no Rua 11. Até o momento, já foram instalados 350 metros de rede pluvial no bairro. Também já foram iniciadas a colocação de PVs (Poços de Visita) de drenagem na Rua 4 e está sendo iniciada a rede de esgoto na Rua 5, que está em fase de escavações.

O engenheiro disse que o trabalho no bairro segue em ritmo normal, sem paralisações, mas que algumas vezes ocorrem atrasos porque ao escavarem trechos de ruas estouram ligações clandestinas de água e de esgoto, que precisam ser reparados, para que as pessoas não fiquem sem esses serviços. Outro problema é causado pelas variações das marés, que também tornam o trabalho mais lento.“Esses reparos e as variações da maré atrasam as obras, mas, mesmo assim, tudo está dentro da normalidade e esperamos concluir as obras no prazo previsto de um ano e meio”, disse o engenheiro.

Antes das obras, foram realizados o cadastramento de todas as residências e o levantamento topográfico para demarcar as tubulações com problemas, incluindo um estudo da situação de cinco ruas: Aurélio Cristiano da Silva, Ruas 7, 8, 10 e 11, principalmente em frente ao Ciep Nova Holanda, sem ponto de vazão e que sofrem constantes alagamentos com chuvas mais fortes.

As obras começaram nas ruas 4 e 11, com instalação da rede de água pluvial e também pela instalação da rede de esgoto. O objetivo é que as obras transformem o bairro, trazendo maior qualidade de vida aos moradores. De acordo com o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, “as obras têm como objetivo melhorar a qualidade de vida no bairro e solucionar as questões críticas dos alagamentos na localidade”.

Em algumas ruas serão usadas tubulações de aço, pois o bairro não conta com queda para o rio. Serão instalados no bairro três mil e seiscentos metros de rede de água pluvial, com manilhamento de diversos diâmetros, para atender às variações da maré. Há locais, onde estão sendo instaladas linha dupla, com manilhas de 600 milímetros cada. A instalação da rede de esgoto começa tão logo a rede pluvial esteja instalada.

Ao serem concluídas as obras de instalação da rede pluvial e de esgoto em todas as ruas começará a revisão de toda rede de água potável, dando fim às ligações clandestinas, levando água a todas as residências. Depois, terá início a pavimentação asfáltica das ruas, totalizando cinco mil e 500 metros quadrados de área pavimentada.

A localidade de Nova Holanda

Situado no Setor Administrativo 05, onde se localizam a Barra de Macaé e a Ajuda, a cerca de cinco minutos da ponte Ivan Mundim e do centro da cidade, de acordo com a última pesquisa do Programa Macaé Cidadão, o Nova Holanda tem 6.717 moradores. Antes do início das obras, a vida no bairro vivenciava falta de infra-estrutura urbana, não contando com rede de água potável, de escoamento de águas pluviais e de esgoto. A maioria das ruas ainda não é pavimentada. As intervenções da prefeitura do bairro, determinadas pelo prefeito Riverton Mussi em janeiro deste ano, vão trazer qualidade de vida aos moradores.