Prosseguem as obras de recuperação das estradas da região serrana

26/11/2009 16:38:35 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Obras prosseguem em duas frentes de trabalho

A recuperação das estradas RJ-168 e RJ-162, ligando o trevo da BR-101 à região serrana de Macaé, prossegue, com duas frentes de obras. A primeira frente começa nas proximidades do trevo da BR-101 e vai até próximo à Fazenda Airis, com abertura do acostamento dos dois lados da estrada. Em um trecho de cerca de seis quilômetros, as obras envolvem o trabalho de homens e a utilização de vários equipamentos e máquinas, como tratores, patrol e rolos compressores.

A segunda frente de obras acontece num trecho de cerca de três quilômetros entre Madressilva e Trapiche, com colocação de aterro nas duas laterais da estrada para construção do acostamento. Nesse trecho, também estão sendo empregadas várias máquinas. Ainda nessa estrada, no trecho entre Trapiche e Óleo, já foi concluída a obra emergencial de contenção e drenagem de trecho onde aconteceu queda de parte da pista margeando o Rio São Pedro no final do ano passado, quando a região foi assolada por fortes chuvas.

As obras de recuperação das RJs 168 e 162 são resultado de parceria entre o governo do Estado e a prefeitura de Macaé. As obras começaram em julho. Estão sendo investidos R$ 31 milhões.

As obras, sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER RJ), incluem recapeamento asfáltico, acostamento e ciclovia e a previsão é de que sejam concluídas em um ano. Nas obras de recuperação das rodovias RJ-168 e RJ-162, a prefeitura vai ceder os equipamentos e investirá R$ 1,5 milhão. Os demais encargos serão do estado.

Acompanhando as obras dessas importantes estradas estaduais que cortam o município, o prefeito Riverton Mussi coloca que, além de facilitar o tráfego e permitir que os moradores que trabalham em Macaé tenham maior agilidade para chegar às suas residências, a melhoria dessas estradas vai beneficiar o escoamento da produção agropecuária de muitas famílias que têm na economia rural a fonte de sua renda.